Executivo
Prefeitura promove blitz educativa contra atropelamentos de animais silvestres nesta segunda-feira
23/04/2023 23:41
Suetoni Souto Maior
Servidores pregam placas com alertas para motoristas. Fotos: Diretoria de Estudos e Pesquisas da Semam/JP

Achou estranho uma matéria sobre meio ambiente num blog de política? Não deveria. O assunto merece ser registrado sempre que vira preocupação do poder público. O caso específico diz respeito a uma blitz educativa, nesta segunda-feira (23), contra atropelamentos de animais silvestres na avenida Hilton Souto Maior, mais conhecida como Estada da Penha. Quem mora ali perto sabe da importância do alerta. Não são poucos os casos de animais silvestres atropelados na área por causa das altas velocidades imprimidas de forma irresponsável por condutores de carros de motos.

O alerta será feito dentro das atividades que integram o Abril Laranja, mês da prevenção contra a crueldade animal. A ação acontece em dois horários, às 7h30 e 15h30, na Avenida Hilton Souto Maior, altura do Centro Hípico da Paraíba, em Mangabeira. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa, com apoio da 1ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

Para contribuir na redução dos atropelamentos, técnicos da Semam e Semob instalaram placas na Avenida Hilton Souto Maior para chamar a atenção dos condutores para reduzir a velocidade em trechos onde vivem animais silvestres.

“Entendemos que é função da gestão pública contribuir para a conscientização das pessoas e só com acesso à informação, com ações de sensibilização, poderemos ter motoristas mais atentos sobre a importância de nossa fauna. E reduzir a velocidade é atitude simples que pode sim mudar essa triste realidade dos atropelamentos de animais”, afirmou o biólogo Claudio Almeida, chefe da Divisão de Fauna e Flora da Divisão de Estudos e Pesquisas da Semam.

A blitz conta ainda com a parceria do Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas (CBEE), da Universidade Federal de Lavras (MG), que produziu panfletos e materiais gráficos para serem entregues aos motoristas durante a atividade. Segundo dados do CBEE, todos os anos mais de 475 milhões de animais silvestres são atropelados no Brasil, aumentando o risco de extinção de espécies.

Sistema Urubu

Em 2014 foi lançado um aplicativo para mapear as áreas com maior concentração de atropelamentos, o Sistema Urubu. Este, que é uma rede social de conservação da biodiversidade, reúne mais de 50 mil pessoas e mais de 40 mil registros de animais atropelados.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente para Android e iOS no link https://sistemaurubu.com.br. Dessa forma, quem encontrar algum animal atropelados nas estradas pode fotografar, que o sistema vai georeferenciar e, assim, mapear os locais onde há maior ocorrência dos acidentes. Com os dados, os técnicos podem propor ações para diminuir os atropelamentos nessa área.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave