A Prefeitura de João Pessoa liberou nesta sexta-feira (21) o tráfecho de pedestres e ciclistas na área da orla do Cabo Branco que havia cedido por causa do avanço do mar. A ação foi coordenada durante a manhã pelo prefeito Cícero Lucena (PP), devolvendo o espaço para o uso dos turistas e moradores do local. A área vinha há vários anos sofrendo com o processo de erosão causado pelas águas e trazia riscos para as pessoas. A solenidade contou também com a presença do vice-prefeito, Léo Bezerra (PSB) e com o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão.
“Houve um avanço do mar neste setor que destruiu a calçada, a ciclovia e já chegava nas pistas para veículos motorizados. Trouxemos uma tecnologia nova, mais moderna e econômica, e agora estamos devolvendo este patrimônio à cidade, muito utilizado para a prática de esportes e para o lazer”, destacou Cícero Lucena.
A obra incluiu drenagem, recuperação da calçadinha com itens de acessibilidade, reconstrução da pista de rolamento com pavimentação em asfalto, construção de muro de gabião e recuperação da ciclofaixa. Foram utilizados R$ 4,5 milhões em recursos, R$ 1,5 milhão a menos que a previsão inicial. A obra foi concluída pouco antes do prazo estimado, de 10 meses.
Já Rubens Falcão explicou que o muro de gabião possui cinco metros de profundidade abaixo do nível do terreno para evitar uma nova erosão. “É uma obra que está pronta para conter o avanço do mar e preservar o espaço público. O muro foi feito de forma a ter uma proteção correta, durabilidade e que tem um padrão visual diferenciado”, explicou. O gestor adiantou que obra similar será realizada em um trecho de 300 metros após a rotatória que dá acesso ao bairro do Cabo Branco.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni