Executivo
Por gravidade, Veneziano deve seguir João Azevêdo e Nilvan, Pedro, no segundo turno
02/10/2022 23:29
Suetoni Souto Maior
João Azevêdo e Pedro Cunha Lima durante no primeiro turno. Foto: Divulgação

Como o indicado pelas pesquisas, o segundo turno das eleições, na Paraíba, vai se desenrolar com o confronto entre o governador João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB). É uma espécie de ‘revival’, sem muita diferença, do confronto ocorrido nas eleições de 2014, quando Ricardo Coutinho (PT) enfrentou Cássio Cunha Lima nas urnas. Na época, um outro Vital do Rêgo, este irmão de Veneziano e também do MDB, ficou em terceiro lugar. Ele também era apoiado nacionalmente pelo PT e teve papel importante naquele segundo turno vencido por Coutinho, que passou nos últimos anos de padrinho a desafeto de João.

O fato é que por afinidade ideológica, a tendência é que Veneziano volte à base de João Azevêdo. Os dois romperam politicamente há alguns meses, quando o emedebista decidiu disputar o governo do Estado. Ele conseguiu o apoio do ex-presidente Lula para a disputa, tirando do atual governador o direito de trazer o petista no guia eleitoral. Houve troca de farpas durante a campanha, mas não o suficiente para impedir uma reaproximação, que é possível ser vista nos próximos dias. Afinal, ambos militam no espectro político que vai do centro à esquerda.

Da mesma forma, o terceiro colocado na corrida eleitoral, o comunicador Nilvan Ferreira, deve migrar para a base de Pedro Cunha Lima. O tucano passou a campanha afastado do bolsonarismo, mas deve abraçar o grupo a que a família se ligou nos últimos anos. Dada a polarização nacional, por mais tucano que Pedro seja, ele terá que descer do muro. E a afinidade ideológica dará uma forcinha neste quesito. Vale lembrar que o postulante, enquanto deputado, votou alinhado com o governo na maioria das matérias e chegou a indicar o cunhado para a Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste).

Os próximos dias, portanto, serão de definição do arco de alianças.

Confira a votação

João Azevêdo (PSB) 863.174 (39,65%)

Pedro Cunha Lima (PSDB) 520.048 (23,90%)

Nilvan Ferreira (PL) 406.519 (18,68%)

Veneziano Vital do Rêgo (MDB) 373.162 (17,15%)

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave