Poderia parecer privilégio, mas é apenas o curso natural das coisas no mundo estranho de agora. Em meio ao negacionismo, vimos nesta segunda-feira (22) o governador João Azevêdo (Cidadania) e o vereador de João Pessoa, Durval Ferreira (PP), serem vacinados na capital. Ambos exibiram com orgulho o cartão de vacinação. Este foi o dia em que a prefeitura iniciou a imunização dos maiores de 65 anos. Nesta terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde avança com a vacinação de quem tem mais de 64 anos.
O leitor pode se questionar: mas não deveríamos já ter ultrapassado o grupo prioritário, constituído por profissionais de saúde e idosos? A resposta é sim. Deveríamos, mas, infelizmente, o ritmo do envio de imunizantes pelo governo federal é do tamanho da atenção dada pelo Ministério da Saúde ao enfrentamento da Covid-19 – mínimo. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já disse mais de uma vez que não tomaria a vacina. Por isso, vale comemorar a imunização dos grupos políticos que topam fazê-lo.
![](https://suetonisoutomaior.com.br/base/wp-content/uploads/2021/03/3e8247e04d2f4b2cd542a4ca88028ee0.jpeg)
De acordo com estimativas da Secretaria de Saúde da Capital, mais de 12 mil idosos com 65 anos ou mais foram imunizados nesta segunda-feira (22). Este foi o maior número de pessoas vacinadas em um só dia, desde o início da campanha de imunização, em 19 de janeiro. “Após uma avaliação da equipe da Secretaria de Saúde do Município, concluímos que é perfeitamente possível e seguro, com base nos nossos números de vacinas, baixar mais um ano atingindo a faixa etária de 64 anos ou mais”, disse o prefeito Cícero Lucena (Progressitas).
Se o ritmo for mantido, o prefeito da capital se vacina nesta semana também. Ele tem 63 anos. A movimentação em prol da vacina ocorre num momento muito delicado da pandemia. A Paraíba registrou nesta segunda-feira 930 novos casos de Covid-19. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 29 mortes por coronavírus e 97 internações em hospitais referência para Covid-19 foram confirmadas no período de 24 horas. Agora, a Paraíba contabiliza 247.312 casos de Covid-19 e tem 5.272 mortes pela doença.
A ocupação de leitos de UTI em todo o estado chega a 83%. Na Região Metropolitana de João Pessoa 93% em Campina Grande 73% e no Sertão 95%. Até o momento, 717.116 testes para diagnóstico da Covid-19 foram feitos e 176.557 pacientes estão recuperados da doença.
![](https://suetonisoutomaior.com.br/base/wp-content/uploads/2021/03/fa72219be80b1dc131c5d6b25cb246df-scaled.jpeg)
Postos de vacinação
Serão disponibilizados 18 postos de vacinação para este público, sendo 15 ginásios de escolas, das 8h às 12h, e três postos do tipo drive thru montados no Mangabeira Shopping; Igreja Universal do Reino de Deus, na Epitácio Pessoa; e no Santuário Mãe Rainha, no Bessa, das 9h às 15h. Além disso, segue a aplicação da segunda dose do imunizante no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho, das 9h às 15h.
João Pessoa é hoje a segunda capital brasileira mais avançada na imunização do público-alvo prioritário. Até esta segunda-feira, a Prefeitura da Capital já aplicou a primeira dose da vacina em mais de 84 mil pessoas.
Documentação – Para ter acesso à vacinação, todas as pessoas terão de apresentar um documento com foto e o comprovante de residência em João Pessoa. Os que vão tomar a segunda dose também devem apresentar o cartão de vacina Covid com a primeira dose. Já os trabalhadores de saúde devem portar declaração do local de trabalho, contracheque ou carteira do conselho profissional e a cópia do cartão de vacina Covid com a primeira dose.
Diagnóstico – No Centro de Testagem para Covid-19, que funciona na Escola Municipal Professor Luiz Mendes, no bairro do Cristo, foram realizados 332 atendimentos nesta segunda-feira (22). Desse total, foram feitos 204 testes SWAB e 108 testes rápidos, com 14 resultados positivos. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h e atende aos moradores da Capital que estejam com sintomas gripais.
Postos de vacinação, 1ª dose, em ginásios da Capital (das 8h às 12h)
Distrito Sanitário I
Escola Municipal Lynaldo Cavalcante – Rua da Ação, s/n, Bairro das Indústrias;
Escola Municipal Anayde Beiriz – Rua Cajazeiras, s/n, Bairro das Indústrias;
Escola Municipal Castro Alves – Rua Manoel Guerra, 71, Funcionários.
Distrito Sanitário II
Escola Municipal Francisco Pereira da Nóbrega – Rua Elias Cavalcanti de Albuquerque, s/n, Cristo;
Escola Municipal Lúcia Giovanna – Rua Severino Vicente Amorim, s/n, Colinas do Sul;
Escola Municipal Dep. Fernando Milanez – Rua Alberto de Miranda Henriques, quadra 56, Gramame.
Distrito Sanitário III
Escola Municipal Dom Helder Câmara – Rua Joamir Severino dos Santos, s/n, Valentina;
Escola Municipal Luiz Vaz de Camões – Rua Josefa Taveira, s/n, Mangabeira IV;
Escola Municipal Radegundis Feitosa Nunes – Rua Cândido Formiga, s/n José Américo.
Distrito Sanitário IV
Escola Municipal Luz Augusto Crispim – Avenida Tancredo Neves, s/n, Bairro dos Ipês;
Ginásio Ivan Cantisani – R. Juvêncio Mangueira Carneiro, Tambiá;
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Rua Primeiro de Maio, Jaguaribe.
Distrito Sanitário V
Escola Municipal Leonel Brizola – Rua Maria Caetano Fernandes de Lima, 488, Tambauzinho;
Escola Municipal Seráfico da Nóbrega – Rua Ubirajara, 36, Manaíra;
Escola Municipal Chico Xavier – Rua Elesbão Santiago, s/n, Bessa.
2ª dose da vacina (das 9h às 15h)
Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho.