O episódio de intolerância sofrido pelo jornalista Victor Pereira, na cobertura da Copa do Catar, nesta terça-feira (22), gerou forte reação entre políticos pernambucanos. Ele teve a bandeira de Pernambuco apreendida, sofreu ameaças e foi obrigado a apagar vídeo que fez sobre a abordagem de policiais do país do Oriente Médio, para onde viajou a trabalho. Pereira representa um pool de emissoras na cobertura da Copa do Mundo realizada no país áreabe. A confusão ocorreu porque ele e duas amigas portavam uma bandeira do Estado de Pernambuco, que acabou sendo confundida com a bandeira símbolo LGBTQIA+, por conter um arco-íris.
“Pessoal, estou nervoso aqui. Estou tremendo, de fato, porque a gente estava com a bandeira de Pernambuco. Estou aqui com alguns voluntários. Fui atacado por alguns integrantes aqui do Catar e policiais. Eles vieram pra cima das meninas achando que era uma bandeira LGBT, mas na verdade é apenas a bandeira de Pernambuco.” Ele teve que apagar as imagens para ter o celular devolvido pelos homens que se identificaram como policiais. Desde a escolha do país como sede da Copa do Mundo as polêmicas sobre o ataques aos direitos humanos têm se multiplicado.
Não demorou muito para que várias postagens de apoio ao jornalista fossem feitas através das redes sociais. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco e a Federação Nacional dos Jornalistas também repudiam a atitude das autoridades policiais do Catar durante a Copa do Mundo no país.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), usou as redes sociais para defender a diversidade e os direitos humanos. “Nossa solidariedade ao jornalista pernambucano Victor Pereira. Victor está cobrindo a Copa do Catar e teve a bandeira de Pernambuco que carregava apreendida pelas autoridades daquele país”, disse, e acrescentou: “Os policiais enxergaram exatamente o que nossa bandeira representa: liberdade, diversidade e união. Valores que temos orgulho de levar aos quatro cantos do mundo”.
Mensagens com conteúdo similar foram divulgadas pela vice-governadora, Luciana Santos (PCdoB), e pelo senador Humberto Costa (PT), ambos do estado vizinho.
Confira abaixo:
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni