Lula filiado ao PL de Jair Bolsonaro? Sim, não é piada. O presidente da República, fundador e maior nome do Partido dos Trabalhadores, foi filiado ao PL, partido do ex-presidente. O caso chegou ao conhecimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou à Polícia Federal (PF) que investigue indícios de crime no episódio. O objetivo é identificar quem se fez passar pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para filiá-lo ao PL.
Lula e Bolsonaro foram adversários na eleição de 2022, quando o ex-presidente tentava renovar o mandato e foi derrotado nas urnas, no segundo turno. Lula estava formalmente desligado do partido desde 15 de julho de 2023, data em que seu suposto ingresso na legenda adversária foi comunicada à Corte. A decisão do TSE foi tomada após questionamento do GLOBO sobre a filiação de Lula à legenda comandada por Valdemar Costa Neto.
Após uma apuração interna, o presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, ordenou que o caso seja apurado pela PF. Por conta da falsa filiação feita com seu nome, o presidente passou a integrar os quadros do PL em São Bernardo do Campo, cidade do ABC paulista onde tem residência.
“Considerando a existência de indícios de crime a partir da inserção de dados falsos em sistema eleitoral, encaminhem-se cópia dos presentes autos ao diretor-geral da Polícia Federal para adoção de todas as providências cabíveis que deverão, oportunamente, ser informadas a este Tribunal Superior Eleitoral”, escreveu Moraes na decisão.
Em nota, o TSE acrescentou que há “claros indícios de falsidade ideológica”. O presidente da Corte também retomou o laço formal de Lula com o PT — “é fato notório que é integrante do Partido dos Trabalhadores”, disse — e cancelou o login responsável pela inclusão da informação falsa no sistema da Corte.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni