A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (19) a segunda parte da “operação Bentonita II”, que tem por objetivo combater a extração e comercialização ilegal do minério que dá nome à ação. Foram expedidos outros 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Campina Grande, totalizando 28 medidas cautelares.
As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Campina Grande e Olivedos, na Paraíba. Como já informado na deflagração da primeira parte, ocorrida nesta quarta-feira (18), a ação visa coibir a extração ilegal do minério bentonita no estado, sua venda para empresas beneficiadoras e posterior revenda no país a um preço bem abaixo do valor de mercado.
Os investigados responderão pelos crimes de extração/exploração de mineral/matéria-prima da União, com posterior lavagem de ativos e possível organização criminosa.
A betonita é um mineral muito usado na construção civil, mas seu uso comecial é bem amplo. Pode ser usado como componente de fluidos utilizados para perfuração de poços de petróleo, aglomerante de areias de moldagem usadas em fundição, pelotização de minério de ferro, descoramento de óleos e clarificação de bebidas, impermeabilizante de solos, absorvente sanitário para animais de estimação, carga mineral em produtos farmacêuticos, rações animais, produtos cosméticos e outros e agente plastificante para produtos cerâmicos.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni