Executivo
Polêmica sobre a Havaianas mostra que a direita adora combater moinhos de vento
23/12/2025 10:22

Suetoni Souto Maior

Fernanda Torres exibe sandálias durante comercial. Foto: Reprodução

“O Brasil não é para principiantes”, diz a frase atribuída ao compositor Tom Jobim, falecido em 1994, e que virou um mantra para se descrever as espertezas tupiniquins. Essa polêmica sobre as Havaianas segue neste sentido. Lá está a nossa atriz mais festejada, Fernanda Torres, proferindo uma fala em um comercial pouco criativo, é verdade, mas sem nenhuma conotação partidária como a direita tenta atribuir. A conclusão de que falar em iniciar o ano com “os dois pés” e não com o “pé direito” é perseguição à extrema-direita só convence indivíduos que ruminam o alimento antes de deglutir.

Mesmo assim, a polêmica foi suscitada por ícones da extrema-direita nacional, como o deputado federal cassado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). As conclusões são as mais absurdas e as consequências, também. A repercussão fez com que o valor de mercado da marca da empresa na Bolsa de Valores recuasse R$ 200 milhões em um dia. É uma marca transitória, mas que demonstra o impacto conseguido pelo movimento. Deixa claro que o grupo sabe os caminhos para conseguir engajamento nas redes sociais.

É bom observar. A campanha bolsonarista, na forma, não passa de um quixotesco combate a moinhos de vento. Ela parece loucura, falta de uma lavagem de roupas, mas não é nenhuma das duas opções. Há método no procedimento. A estratégia é se manter o engajamento em torno de personagens reais (da direita) nas mídias sociais depois de derrotas acachapantes, como as cassações dos deputados Eduardo e Alexandre Ramagem, a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a revogação da Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes.

A fala de Fernanda Torres, com todo o simbolismo de atriz premiada com o Oscar, foi apenas o pretexto:

“Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés. Havaianas, todo mundo usa, todo mundo ama”, diz Fernanda no comercial.

E você ainda tem dúvidas de que o Brasil não é para pricipiantes?

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave