Executivo
PL só pagará salários a Bolsonaro quando e se ele voltar dos Estados Unidos
03/01/2023 13:37
Suetoni Souto Maior
Jair Bolsonaro promoveu reunião com embaixadores, na qual pôs em dúvida a segurança das urnas. Foto: Marcelo Casal Jr./ABr

O ex-presidente Jair Bolsonaro só receberá salários do partido dele, o PL, caso retorne ao Brasil. O ex-gestor viajou para a Flórida, nos Estados Unidos, dois dias antes do fim do mandato e, de acordo com aliados, poderá demorar três meses para voltar ao país. A viagem dele foi muito criticada pelos apoiadores, principalmente os que estavam em frente aos quartéis do Exército e cobravam um golpe militar para manter o ex-mandatário no poder.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, chegou a ser cobrado por membros da sigla sobre a condição de Bolsonaro e disse que o pagamento só será feito após o retorno do capitão. O montante acertado com o ex-presidente foi de R$ 39,2 mil mensais, valor equivalente ao teto constitucional do setor público. Outro problema ainda pesa para que a promessa seja concretizada. Ele precisa convencer o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a desbloquear recursos do partido.

Moraes impôs multa de quase R$ 23 milhões contra a sigla por causa de ação movida pela agremiação que questionava o resultado das eleições. Moraes atendeu a um pedido da legenda e liberou verbas para pagar a folha de pagamento do PL de dezembro, mas, como informou a coluna, o contracheque de Bolsonaro não está contabilizado.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave