Judiciário
PGR pede a procuradores-gerais de Justiça que fiquem atentos a ameaças contra a democracia
26/08/2021 19:24
Suetoni Souto Maior
Procuradores-gerais de Justiça durante reunião em Brasília. Foto: Divulgação

A reunião ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) terminou com um alerta de risco de ataques à democracia no país. O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques, pediu aos membros do Ministério Público que eles fiquem atentos, em seus estados, para qualquer movimentação que ameace o Estado Democrático de Direito. O alerta decorre do clima de radicalização que se espalha pelo país, inclusive entre representantes das polícias militares.

“Toda mensagem que provoque raiva e ira deve ser bem analisada. A transformação do boato torna-se uma suposta verdade muito rapidamente. Por isso, nossa atuação tem que ser prudente. Então, tenham esse olhar cuidadoso em seus estados. É preciso ter sensibilidade”, orientou Humberto Jacques. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (25), na sede do Ministério Público Militar, em Brasília. O evento foi aberto pelo procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte. Há preocupação, principalmente, por causa dos protestos programados para o 7 de Setembro.

“Em 2020, tivemos a mobilização de setores da sociedade na frente dos quartéis e sentimos ameaça à liberdade. Existiu a participação de parlamentares e houve abertura de inquérito na PGR. Depois de um ano de investigação, sem comprovar participação direta de congressistas na organização, enviamos os autos para o primeiro grau”, detalhou Humberto Jacques.

O evento contou com a participação do procurador-geral de Justiça da Paraíba, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho. Durante o encontro, ele passou o bastão para o sucessor, Antônio Hortêncio Rocha Neto, nomeado recentemente pelo governador João Azevêdo para o próximo biênio.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave