Judiciário
PF faz operação contra Zambelli e hacker da “vaza jato” que disse ter sido procurado para invadir urnas eletrônicas
02/08/2023 08:01
Suetoni Souto Maior
A deputada Carla Zambelli postou, em 2022, foto de encontro com Walter Delgatti. — Foto: Reprodução/Twitter

A Polícia Federal está cumprindo, na manhã desta quarta-feira (2), cinco mandados nos estados de São Paulo e Brasília. Os alvos são a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti Neto, famoso por ter dado origem à chamada “Vaza Jato” ao invadir telefones de autoridades envolvidas com a operação Lava Jato. Contra a parlamentar, os mandados são de busca e apreensão, enquanto um mandado de prisão preventiva foi expedido contra Delgatti.

Em depoimento recente à Polícia Federal, o hacker disse que a deputada federal bolsonarista lhe pediu para invadir as urnas eletrônicas ou, se não conseguisse, a conta de e-mail e o telefone do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Segundo Delgatti, o pedido foi feito em setembro do último ano, quando ele e a parlamentar se encontraram na Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo.

Oficialmente, a Polícia Federal divulgou que há cinco mandados de busca e apreensão (três no DF, dois no SP) e um mandado de prisão preventiva.

“Em prosseguimento às ações em defesa da Constituição e da ordem jurídica, a Polícia Federal está cumprindo mandados judiciais relativos a invasões ou tentativas de invasões de sistemas informatizados do Poder Judiciário da União, no contexto dos ataques às instituições”, escreveu em uma rede social o ministro da Justiça, Flávio Dino.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave