Executivo
Petistas ganham novo ânimo para defesa de candidatura própria em reunião da Executiva Nacional
06/05/2024 07:22
Suetoni Souto Maior
Luciano Cartaxo, Cida Ramos ou Cícero Lucena: estas são as opções para a Executiva Nacional do PT. Foto: Montagem

Cida Ramos, Luciano Cartaxo ou Cícero Lucena? Estas são as cartas na mesa da direção nacional do Partido dos Trabalhadores para a reunião desta segunda-feira (6), visando as eleições deste ano. A deputada é a preferida na base da agremiação, enquanto o deputado cercou-se de aliados fortes, como o ex-governador Ricardo Coutinho e o deputado federal Luiz Couto. De resto, a corrente favorável ao prefeito, filado ao PP, se vê enfraquecida por eventuais consequências da operação Mandare, da Polícia Federal, desencadeada na semana passada e que teve pastas da gestão municipal entre os alvos.

A palavra final caberá à Executiva Nacional do partido, que estará reunida com a perspectiva de inserir o tema João Pessoa nas discussões. Há meses Cartaxo vem costurando via Brasília as condições para ser candidato. E não está sozinho neste embate, já que Coutinho e Couto têm boa interlocução com o núcleo duro do partido. Tem cabido a Cida, por outro lado, fazer contato com lideranças nacionais para evitar uma virada de mesa. Ela é dona da única candidatura que ficou até o final na disputa interna para a definição da pré-candidatura.

Em relação a Cícero Lucena, o grupo favorável a uma aliança ainda no primeiro turno defende que este seria o melhor caminho para evitar a consolidação da extrema-direita na capital paraibana. A visão reinante no partido é a de que o grupo se fortaleceu na eleição passada, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu quase a metade dos votos válidos. A derrota para o presidente Lula (PT) foi por menos de 1% dos votos. O temor é que o desconhecido ex-ministro Marcelo Queiroga (PL) consiga capitalizar este apoio nas eleições deste ano. Ele deverá ter como vice na chapa o pastor Sérgio Queiroz (Novo).

Caberá à Executiva Nacional do PT dar a palavra final sobre a situação da capital paraibana. Há uma cobrança muito grande da militância para que a decisão saia ainda nesta segunda, o que poderá não acontecer. Resta esperar.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave