Executivo
Pesquisas mostram tendência de 2º turno na Paraíba e que polarização nacional ainda não se refletiu na disputa estadual
23/08/2022 18:31
Suetoni Souto Maior
Candidatos ao governo da Paraíba. Foto: Montagem/TSE

Os paraibanos foram brindados, nesta terça-feira (23), com duas pesquisas relacionadas com a disputa estadual. O retrato do momento feito tanto pelo Instituto Datavox/PBAgora, quanto pelo Real Time Big Data, com poucas alterações, revela cenário propício para a realização de segundo turno nas eleições deste ano. Em ambas, o governador João Azevêdo aparece em primeiro lugar, mas com o segundo colocado se alternando de acordo com o instituto. Outro ponto visível é que a polarização nacional ainda não se refletiu nas candidaturas locais.

A Pesquisa Datavox/PBAgora traz o governador João Azevêdo (PSB) com 28,6% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Ele é seguido na mesma consulta pelo deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), com 16,5%; Nilvan Ferreira, com 12,8%, e Veneziano Vital do Rêgo (MDB), com 12,5%. Na sequência, bem atrás, aparecem Major Fábio (PRTB), com 1,1%; Antônio Nascimento (PSTU), com 0,6%; Adriano Trajano (PCO), com 0,6%, e Adjany Simplício (Psol), com 0,4%.

Reprodução/PBAgora

A pesquisa Datavox/PBAgora foi registrada no último dia 16 de agosto sob o Protocolo PB- 05741/2022 e BR-05471/2022 – TSE – TRE. No total foram ouvidos 2.000 entrevistados entre os dias 18,19 e 20 de agosto, em setenta municípios paraibanos. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2% pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Big Data

A pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data, divulgada nesta terça-feira, mostra que o atual governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), tem 29% das intenções de voto na disputa pela reeleição na pesquisa estimulada. Na sequência, aparecem empatados dentro da margem de erro os candidatos Nilvan Ferreira (PL), com 15%, Pedro Cunha (PSDB), com 14%, e Veneziano Vital do Rêgo (MDB), também com 14%.

O levantamento encomendado pela Record TV ouviu 1.500 eleitores em 62 municípios do estado entre 20 e 22 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PB-03455/2022.

Recorte nacional

A pesquisa Datavox/PBAgora mostrou um recorte da disputa nacional, na Paraíba. O ex-presidente Lula (PT) aparece como o preferido para 50,5% dos entrevistados na Paraíba, contra 24,4% do presidente Jair Bolsonaro. Eles são seguidos por Ciro Gomes (PDT), com 5,6% das intenções de voto. Os outros presidenciáveis não atingiram 1%. São os casos de Simone Tebet, Pablo Marçal, Felipe Davila, Léo Péricles, Constituinte Eymael, Roberto Jefferson, Soraya Thronicke e Vera.

Os dados mostram que nenhum dos candidatos, até agora, herdou em justa posição os votos dos padrinhos nacionais. Lula é apoiado Veneziano e João Azevêdo, mas as intenções de voto dos dois, somadas, são inferiores à do presidente. Da mesma forma, o principal apoiador do presidente Jair Bolsonaro, Nilvan Ferreira, também fica longe do potencial de votos do gestor. A tendência, no entanto, é que isso mude com o decorrer da campanha.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave