Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, entre os dias 12 e 13 deste mês, mostrou que o número de pessoas contaminadas pela Covid-19 é quase o dobro da oficial. De acordo com a consulta, 25% dos entrevistados disseram ter sido contaminados pelo vírus desde março de 2020, com este positivo confirmando a infecção. Isso daria algo em torno de 42 milhões de pessoas contaminadas no país. Se aplicarmos a métrica em relação à Paraíba, o número de infectados sobe dos atuais 468 mil para a casa de 1 milhão. No Brasil, os números oficiais falam em 22,8 milhões de contaminados.
Ao todo, 2.023 pessoas foram ouvidas na consulta, com idades de 16 anos ou mais em todos os estados brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo o levantamento, 25% dos entrevistados disseram ter feito teste que confirmou a infecção pelo vírus. Os dados oficiais de casos positivos reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa se referem a todas as idades. Já os do Datafolha só indicam as infecções em quem tem mais de 16 anos, o que aponta para uma subnotificação ainda maior nas estatísticas do país.
Os dados não chegam a surpreender. Afinal, depois de quase dois anos desde o início da pandemia, o Brasil não tem nem sequer padronização para o envio dos dados de testes com resultado positivo a serem contabilizados pelo governo federal, afirmam especialistas. Somam-se a isso o alto número de testes rápidos de Covid-19 feitos em farmácias ou unidades volantes que não entraram nas estatísticas oficiais, problemas dos sistemas de informação entre os municípios, estados e o Ministério da Saúde e até mesmo a falta de estímulo das equipes para a notificação dos casos positivos.
Até o momento, 621 mil pessoas morreram no Brasil vítimas da Covid-19, segundo os dados oficiais. Na Paraíba, este número é de 9.614.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni