Executivo
Pesquisa Ipespe: Lula e Bolsonaro oscilam positivamente e ‘terceira via’ continua estagnada
22/04/2022 19:07
Suetoni Souto Maior
Eleições deste ano vão definir novos prefeitos e vereadores. Foto: Divulgação

A pesquisa Ipespe, contratada pela XP Investimentos e divulgada nesta sexta-feira (22), mostrou oscilação positiva do ex-presidente Lula (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pelo Planalto. Ambos variaram um ponto percentual para cima, ou seja, dentro da margem de erro. O petista aparece com 45% das intenções de voto na estimulada (quando os nomes são apresentados em lista), enquanto Bolsonaro vem logo atrás, com 31%. A margem de erro admitida pelo instituto é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os demais candidatos considerados pela pesquisa seguem longe do petista e do atual chefe do Executivo. Depois de Lula e Bolsonaro aparece o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) com 8% das intenções de voto, empatando tecnicamente com João Doria (PSDB), que tem 3%, Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) —cada um desses com 2%. O restante dos nomes testados não pontuou.

Veja o cenário estimulado de primeiro turno:

. Lula (PT): 45%

. Bolsonaro (PL): 31%

. Ciro (PDT): 8%

. Doria (PSDB): 3%

. Tebet (MDB): 2%

. Janones (Avante): 2%

. Eymael (DC): 0%

. Felipe D´Ávila (Novo): 0%

. Vera (PSTU): 0%

. Nenhum/não iria votar/branco/nulo: 7%

. Não sabe/não respondeu: 2%

Para a pesquisa, o instituto entrou em contato por telefone com 1.000 eleitores entre os dias 18 e 20 de abril. O nível de confiança é de 95,45%. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05747/2022.

Lula (PT): 38%Bolsonaro (PL): 28%Ciro (PDT): 4%Doria (PSDB): 1%Moro (União Brasil): 1%Tebet (MDB): 1%Janones (Avante): 1%Nenhum/não iria votar/branco/nulo: 7%Não sabe/não respondeu: 19%

Segundo turnoPara um eventual segundo turno, Lula e Bolsonaro oscilaram positivamente na margem de erro também. O petista ganharia contra qualquer um dos adversários testados, enquanto o atual presidente perderia também para Ciro e empataria tecnicamente com Doria.

Veja os cenários de segundo turno:

Cenário 1:

. Lula (PT): 54%

. Bolsonaro (PL): 34%

. Nenhum, branco e nulo: 12%

Cenário 2:

. Lula (PT): 52%

. Ciro (PDT): 24%

. Nenhum, branco e nulo: 25%

Cenário 3:

. Lula (PT): 55%

. Doria (PSDB): 19%

. Nenhum, branco e nulo: 26%

Cenário 4:

. Bolsonaro (PL): 38%

. Ciro (PDT): 46%

. Nenhum, branco e nulo: 16%

Cenário 5:

. Bolsonaro (PL): 39%

. Doria (PSDB): 38%

. Nenhum, branco e nulo: 23%

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave