Judiciário
Pesquisa aponta Gaeco com a instituição de maior credibilidade na Paraíba
17/06/2021 19:45
Suetoni Souto Maior
Octávio Paulo Neto é o coordenador do Gaeco do MPPB. Foto: Divulgação

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba, é a instituição paraibana de maior credibilidade, com 25,1%. A constatação é fruto de pesquisa realizada pelo Instituto Data Qualyt, entre os dias 9 e 13 deste mês. A consulta teve como objetivo saber da opinião pública a instituição que, na avaliação popular, tem a maior credibilidade no Estado. Foram ouvidas 500 pessoas de 20 cidades paraibanas e a margem de erro da consulta é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

O curioso na pesquisa é que a segunda instituição mais bem visto pela população é o Ministério Público, órgão ao qual o Gaeco e seus promotores está vinculado. Ele tem 19,8% dos votos. O terceiro colocado é a Justiça, com 15,4%, seguido da Polícia Militar, com 12%; Polícia Civil, com 9%; Polícia Federal, com 6,8%. A classe política aparece com avaliação positiva de apenas 0,6%, um retrospecto que precisa ser melhorado. Não sabe, 9,3%, e não informaram 2% dos ouvidos durante a consulta.

A pesquisa foi realizada nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux, Sousa, Cajazeiras, Cabedelo, Guarabira, Sapé, Queimadas, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Esperança, São Bento, Catolé do Rocha, Alagoa Grande e Solânea.

O Gaeco foi o órgão responsável pelas principais operações de enfrentamento de casos de corrupção no Estado nos últimos anos. Entre as ações estão as operações Xeque-Mate e Calvário, ambas com a implicação de políticos importantes do Estado da Paraíba.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave