Executivo
Périplo de Bolsonaro pelo Nordeste inclui além da Paraíba, os estados de Pernambuco e Alagoas
21/06/2022 15:07
Suetoni Souto Maior
Nilvan em evento com Jair Bolsonaro em uma das visitas do gestor à Paraíba. Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (PL) dá continuidade nesta semana ao périplo por estados do Nordeste, região onde as pesquisas mostram desvantagem dele em relação ao ex-presidente Lula (PT). O gestor desembarca nesta quinta-feira (23) em Caruaru, em Pernambuco, onde participará das festas de São João na Capital do Forró. No dia seguinte, a sexta-feira, se dividirá entre João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba, onde também participará das festas juninas e será a estrela de uma ‘motociata’ organizada por apoiadores.

A agenda do presidente na Paraíba começa com a inauguração do Residencial Canaã, no Bairro das Indústrias, em João Pessoa. O evento, conforme apoiadores do presidente, está previsto para 10h. A obra teve investimento do governo federal. Depois disso, ele seguirá para Campina Grande, onde a agenda política será intensa. No período da tarde, ele participa de uma motociata promovida por bolsonaristas, seguindo o exemplo do que ocorre em vários estados. À noite, ele vai prestigiar o Maior São João do Mundo, no Parque do Povo.

A vinda do presidente está sendo articulada pelo presidente estadual do PL, o deputado federal Wellington Roberto. Ele será recepcionado, na Paraíba, pelo pré-candidato ao governo pelo partido, Nilvan Ferreira, além do postulante da vaga para o Senado, Bruno Roberto, todos do PL. Para a próxima semana, a previsão é de ida do presidente a Maceió, em Alagoas. Lá, ele será recebido pelo senador Fernando Collor (PL), pré-candidato do partido naquele estado. O ex-presidente se tornou um dos mais fervorosos defensores de Bolsonaro no Congresso.

O comitê da campanha à reeleição considera fundamental que o presidente, na viagem, divulgue ações do governo na região, com intuito de diminuir a diferença para Lula. De acordo com a pesquisa Datafolha mais recente, de maio, a vantagem do ex-presidente para o atual titular do Palácio do Planalto entre os eleitores do Nordeste é de 45 pontos percentuais — 62% contra 17%. No cenário geral, o petista tem 48%, contra 27% do presidente.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave