O PCdoB de João Pessoa formalizou, nesta quarta-feira (13), o apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP). O movimento segue o que foi feito, anteriormente, pelo Partido Verde. O gesto, vale ressaltar, isola o Partido dos Trabalhadores na disputa. A sigla é a única do campo progressista e que apoia o governador João Azevêdo (PSB) a manter projeto próprio para a disputa.
Mas não apenas isso. A saída do PCdoB e do PV para o apoio a Cícero racha a Federação Brasil da Esperança, formada pelas duas siglas mais o PT. Os petistas, por outro lado, caminham para o que deve ser a pré-candidatura da deputada estadual Cida Ramos, a única que se manteve na disputa das prévias da agremiação. O deputado estadual e ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, desistiu.
A pré-candidatura do PT, apesar disso, não é prego batido e ponta virada. É que como a sigla integra a federação, ela não poderá ter um projeto eleitoral diferente do encampado por PCdoB e PV. Isso porque as federações, neste caso, precisam funcionar como um único partido. Ou seja, a definição deverá sair do debate entre as três agremiações.
A presidente do PCdoB, Gregória Benário, disse acreditar que a definição ocorrerá através de entendimento das federações de João Pessoa e do Estado. Só que, como falamos de uma cidade com mais de 200 mil habitantes, a tendência é que a palavra final seja da Federação Nacional, comandada pelo PCdoB.
À espera do apoio petista, o prefeito Cícero Lucena já tem se apresentado como um gestor alinhado às políticas do governo do presidente Lula (PT).
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni