Executivo
Paraíba zera internamentos por Covid e escola de samba “vacina” Bolsonaro. Ele “vira jacaré”. Veja o vídeo
24/04/2022 09:22
Suetoni Souto Maior
Enfermeira aponta seringa para personagem que representa o presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/TV Globo

O fim de semana foi repleto de comemorações e ironias relacionadas à vacinação contra a Covid-19 no Brasill. O dado mais comemorado, na Paraíba, foi a chegada, pela primeira vez, ao status de “zero” pessoas internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Estado por complicações provocadas pela doença. O segundo, agora relacionado à imunização, foi protagonizado no Desfile das Escolas de Samba de São Paulo. Na passagem pela avenida, na manhã deste domingo (24), a Rosas de Ouro transformou um personagem que representava o presidente Jair Bolsonaro (PL) num jacaré depois que ele recebeu uma dose de vacina.

A ironia da escola de samba do Grupo Especial vem de uma frase dita pelo presidente aos apoiadores no ano passado, quando recomendou que as pessoas não tomassem a vacina contra a Covid, porque elas poderiam virar jacaré. A Rosas de Ouro foi a sexta escola a entrar na avenida. Ela trouxe um enredo que falou sobre rituais e caminhos para curar todos os males por meio da fé, da magia, da ciência e, claro, do samba. Bolsonaro tem sido duramente criticado por artistas e foliões durante as festas de carnaval pelo Brasil afora.

“E na Pfizer [contrato da Pfizer] tem lá: nós [Pfizer] não nos responsabilizados. Se eu virar um chi, se eu virar um jacaré, se você virar super homem, se nascer barba em alguma mulher, ou algum homem começar a falar fino… e o que é pior: mexer no sistema imunológico das pessoas”, falou Bolsonaro no ano passado.

Vacinação na Paraíba

A Paraíba é um dos quatro estados melhor posicionados no ranking de aplicação da vacina no país. Foi registrado no Sistema de Informação SI-PNI, a aplicação de 8.653.318 doses. Até o momento, 3.498.417 pessoas foram vacinadas com a primeira dose (86,19% do total) e 3.276.169 completaram os esquemas vacinais, o que representa 80,71% da população total do estado. Do total de vacinados com o esquema primário completo, 3.190.519 tomaram as duas doses e 85.650 utilizaram imunizante de dose única. A Paraíba já distribuiu um total de 9.134.144 doses de vacina aos municípios.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave