Executivo
Paraíba recebe rating AA+ da Standard & Poor’s, a melhor nota de gestão entre os estados brasileiros
19/04/2022 14:32
Suetoni Souto Maior
João Azevêdo será sabatinado na Câmara de João Pessoa nesta segunda. Foto: Divulgação/Secom-JP

A Paraíba conquistou o rating AA+ na análise da Standard & Poor’s Financial Services. A S&P Global Ratings é uma das maiores agências de classificação de risco do mundo. Este é o segundo ano seguido em que o estado figura em lugar de destaque no país. A nota divulgada nesta segunda-feira (18) foi comemorada pelo governador licenciado João Azevêdo (PSB). Ela leva em conta o desempenho da gestão, bem como a capacidade de endividamento e o superávit operacional. “Paraíba continua mais uma vez avaliado como Rating AA+, maior nota para um ente subnacional. Somos todos Paraíba”, disse o governador em contato com o blog.

“O desempenho fiscal do estado da Paraíba continuará forte, à medida que o crescimento da receita contrabalança a maior parte da pressão das despesas operacionais associadas à dinâmica da folha de pagamento do estado. O ambicioso programa de infraestrutura do governo será financiado principalmente pelas receitas do Estado, limitando o impacto em sua carga de endividamento, que esperamos que continue diminuindo. Reafirmamos nosso rating ‘brAA+’ de longo prazo na Escala Nacional Brasil atribuído ao estado da Paraíba. A perspectiva segue estável”, diz a nota da Standard & Poor’s Financial Services.

Ao blog, o secretário de Planejamento, Gilmar Martins, disse que o resultado reafirma o que ele classificou de boa gestão do governo paraibano. “O que atesta a correção na condução da política fiscal, que possibilita a realização de investimentos com recursos próprios, a possibilidade de capitação de novos recursos (empréstimos/ financiamentos) para investimentos estruturantes, e a adoção de políticas sociais que atendam as prementes demandas da população”, disse.

O blog também procurou o secretário da Fazenda, Marialvo Laureano. Para ele, o fato de o governo ser integrado por técnicos na ocupação das áreas estratégicas tem resultado nestes índices. O auxiliar do governador citou entre as medidas levadas em consideração pela S&P Global para a avaliação está a regularidade fiscal e o baixo endividamento da Paraíba. Esta situação, ele garante, tem contribuído para que as instituições financeiras ofereçam linhas de crédito ao Estado.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave