Executivo
Paraíba deve vacinar toda a população adulta com pelo menos uma dose até outubro
14/06/2021 08:29
Suetoni Souto Maior
Geraldo Medeiros (D) ao lado do ministro paraibano Marcelo Queiroga. Foto: Divulgação/Secom-PB

O governo da Paraíba espera vacinar toda a população adulta da Paraíba com pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid-19 até outubro. A previsão é do secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, e tem como base as novas revisões de cronogramas feitas pelos gestores estaduais pelo Brasil afora. O tema, inclusive, gerou enfrentamento público entre o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), e o ministro paraibano Marcelo Queiroga (Saúde) através das redes sociais neste domingo (13).

Atualmente, a Paraíba tem 1.440.470 vacinas aplicadas, sendo 976.904 com a primeira dose e 463.566 com a segunda. Para que a meta seja atingida, será preciso imunizar algo em torno de 2,8 milhões de pessoas. São 1,3 milhão só do grupo prioritário. Atualmente, o plano de vacinação da Paraíba conta com as vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. Vale lembrar que, delas, apenas esta última é aplicada em dose única. Todas as outras precisam de reforço para que a pessoa possa se dizer imunizada.

A previsão, se tudo der certo, é que a imunização seja completada até o fim do ano. A Paraíba totaliza até agora 358.860 casos confirmados da Covid-19, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. O número de mortes em decorrência da doeça no Estado é de 8.128 desde o início da pandemia. Só neste domingo (13) foram confirmados mais 33 óbitos.

A corrida pela vacinação tem sido motivo de disputa entre o governo de São Paulo, de João Dória, e o federal, de Jair Bolsonaro (sem partido). O enfrentamento entre o gestor paulista e o ministro da saúde, neste domingo, ocorreu porque Dória reviu o cronograma de vacinação e disse que vai vacinar toda a população adulta até o dia 15 de setembro. Queiroga reagiu pelo Twitter para dizer que isso era devido ao planejamento do Ministério da Saúde. Houve revide do governador: “Quanto recalque, Ministro. Bom domingo e uma ótima semana. Por aqui, vacinando”.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave