Executivo
Com 95% da população vacinada, cidade paraibana não registra morte por Covid há quase dois meses
28/06/2021 20:54
Suetoni Souto Maior
Resultado mostra eficiência das vacinas aplicadas para o enfrentamento da Covid-19. Foto: Divulgação/ABr

O governador João Azevêdo (Cidadania) apresentou projeto ao ministro Marcelo Queiroga (Saúde) para a vacinação em massa da população de Sousa, no Sertão. A região é a que apresenta a maior taxa de transmissibilidade do novo Coronavírus na Paraíba e a cidade de 65 mil habitantes funcionaria como mais um projeto piloto para atestar a eficiência da vacinação. Mas se isso efetivamente for feito, o município será apenas mais um no Estado a ter conquistado o status. Hoje já há uma cidade no Estado onde não morre ninguém de Covid-19 há quase dois meses.

Isso mesmo. A cidade de Marcação, no Litoral Norte, tem 95% da população vacinada com pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19. A maioria dos moradores, inclusive, já tomou as duas doses. E por um motivo simples: 80% da população da cidade é indígena e foi inserida no grupo prioritário da vacina. A última morte registrada no município de 8,5 mil habitantes ocorreu no dia 3 de maio. Depois disso, com a vacinação avançada, os casos foram caindo e deste então há registros apenas de contágios.

Ao todo, segundo o último boletim disponível no site da prefeitura, o do dia 26 de junho, há 772 casos de Covid-19 registrados na cidade e apenas 11 mortes decorrentes deles. Vale ressaltar que a maior parte dos casos ocorreu entre março e abril deste ano. De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, essa é uma amostra do que deverá ocorrer quando toda a população adulta da Paraíba estiver imunizada. Os dados de Marcação são parecidos com os da Baía da Traição, que tem mais de 70% da população formada por indígenas.

A situação nas duas cidades é bem diferente do quadro registrado no restante do país, com mais de 514 mil mortes registradas desde o início da pandemia. Só na Paraíba foram 8.561 falecimentos causados pela Covid-19, sendo 23 na última atualização feita pela Secretaria Estadual de Saúde.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave