Executivo
Os sinais são claros: Aguinaldo Ribeiro será candidato ao Senado
10/06/2022 17:41
Suetoni Souto Maior
Aguinaldo Ribeiro participou da reunião do Conalec, em João Pessoa. Foto: Juliana Santos/CMJP

Quando alguém tem cara de candidato, jeito de candidato e comportamento de candidato, não há dúvida: ele é candidato. É mais ou menos isso o que podemos concluir em relação ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), virtual postulante ao Senado. Ele desembarcou em João Pessoa, nesta sexta-feira (10), ao lado da senadora Daniella Ribeiro (PSD) para acompanhar a agenda do presidente da República em exercício, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Em todos os compromissos, o parlamentar foi tratado como candidato e poderá compor a chapa que deverá ser encabeçada por João Azevêdo (PSB) na disputa da reeleição.

O grupo esteve pela manhã no 2º Encontro do Conselho Nacional do Poder Legislativo Municipal das Capitais (Conalec), comandado pelo presidente da entidade e da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley (Avante). No evento, Aguinaldo foi chamado de “meu senador” pela irmã senadora Daniella Ribeiro. Afago parecido com o recebido do vereador e por outras lideranças como o prefeito da capital, Cícero Lucena (PP). O movimento deixa claro que a pretensão de Aguinaldo é mesmo a disputa da vaga no Senado em uma disputa que tende a ser dura.

Uma composição de Aguinaldo com João Azevêdo não seria exatamente um fato novo, apesar dos anos de distanciamento. Durante entrevista concedida nesta sexta-feira, ele lembrou que está no lado oposto ao grupo do governador desde 2009. Falou que tem lado e que ele é definido e a posição é seguida. Em relação à disputa deste ano, muitas especulações surgiram em torno de uma eventual postulação de Daniella ao governo. A tese perde força, no entanto, caso o irmão dispute o Senado. Não haveria como justificar uma chapa tão familiar.

Nesta sexta, a própria Daniella deixou claro que a meta, agora, é eleger Aguinaldo para o Senado. O plano de disputa do governo, com isso, deve ser adiado por mais quatro anos. A costura que vai definir as peças na mesa vai ter continuidade nos próximos dias. João Azevêdo colocou a vaga na chapa à disposição do deputado. O prefeito Cícero Lucena é um dos entusiastas desta composição e já há quem diga que Dinho pode ocupar uma das três suplências do Senado. Os próximos dias, portanto, serão essenciais para a definição das posições.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave