Aliado de primeira hora, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), tem feito alertas ao governador João Azevêdo (PSB) em relação a 2026. O parlamentar tem defendido que o gestor paraibano precisa assumir o comando do PSB, seu partido, e atrair para a legenda o vice-governador Lucas Ribeiro (PP). A sugestão, ele justifica, tem uma razão de ser: pavimentar o caminho do gestor, caso ele decida disputar uma vaga no Senado ao deixar o comando do governo no primeiro semestre de 2026.
O blog procurou ouvir outros deputados da base e colheu argumentos similares. Na opinião deles, tudo tem a ver com segurança. Hoje o partido é comandado pelo deputado federal Gervásio Maia, que é aliado do atual gestor. Isso porque para o plano futuro, a única possibilidade de se garantir a disputa da eleição para o senado é o comando da legenda. Isso por que com a saída do governo em abril, o atual gestor vai ficar longe do centro do poder. Com isso, para disputar o Senado com chances, precisará do apoio do futuro gestor, no caso, Lucas Ribeiro.
Com Lucas assumindo o governo, ele terá grandes chances de disputar a reeleição. Com isso, terá que decidir em relação à mãe, a senadora Daniella Ribeiro (PDT). Neste caso, ela só poderá disputar a recondução, já que a lei eleitoral proibiria a concorrência em outras vagas. Ao tudo, serão duas vagas abertas para a Casa Alta nas eleições deste ano. E o risco alertado para o governador é que ele precisa assumir um partido grande, visando o pleito. A tese defendida por alguns nomes da base aliada é que Lucas Ribeiro vá para o PSB, o que seria uma garantira para João Azevêdo de que ele não ficaria para depois.
As costuras estão em curso e, em breve, teremos novidades.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni