Judiciário
Operação Colheita cumpre 35 mandados contra criminosos da Paraíba e outros quatro estados
17/12/2025 08:42

Suetoni Souto Maior

Operação cumpre mandados em municípios da Paraíba e mais quatro estados. Foto: Divulgação/MPPB

A Polícia Civil e o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) estão nas ruas de João Pessoa e Campina Grande para o cumprimento de 35 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão contra suspeitos de operarem um esquema de lavagem de dinheiro. Trata-se da operação Colheita.

Pelo menos R$ 65 milhões teriam passado pelas mãos de laranjas. Além da Paraíba, a ação que conta com participação da Unidade de Inteligência Policial (Unintelpol) cumpre mandados em Salvador e Camaçari, na Paraíba; Campo Grande, no Mato Grosso doSul; Criciúma, em Santa Catarina, e nas cidades de São Paulo, Santo André, Araçatuba e Moções, no Estado de São Paulo.

A investigação se iniciou em meados de 2024 e resultou na prisão J.B.S, popularmente conhecido por Júnior Pitoco, na cidade de São Paulo, em dezembro do ano passado. Em mais um ano de investigação, foi identificada uma grande rede colaborativa ao tráfico, em especial com a movimentação financeira da quadrilha.

Identificou-se uma movimentação de cerca de R$ 65 milhões dos alvos da operação, em especial com remessas de dinheiro de pessoas (laranjas) cujo a capacidade financeira não era compatível com sua renda, para empresas em regiões fronteiriças do Brasil e outras ligadas diretamente a pessoas já condenadas por tráfico de drogas.

Além das cautelares de prisão e buscas, também foi decretado o sequestro e bloqueio de bens e valores de 20 investigados. Até o presente momento foram apreendidas três armas de fogo, valores em espécie, veículos e realizada a prisão de doze investigados.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave