Executivo
O acordo que garantiu a candidatura própria do PT em João Pessoa
27/05/2024 14:44
Suetoni Souto Maior
Luciano Cartaxo e Cida Ramos travam batalha interna no PT. Foto: Montagem/Divulgação

A reunião da Executiva Nacional do PT terminou, nesta segunda-feira (27), com uma decisão importante em relação a João Pessoa. Se antes havia dúvidas sobre a opção pelas candidaturas próprias dos deputados Luciano Cartaxo e Cida Ramos ou sobre o apoio à reeleição de Cícero Lucena (PP), agora restaram apenas as duas primeiras possibilidades. A costura, para isso, teria contado com muita transpiração do grupo liderado pelo ex-governador Ricardo Coutinho, aliado de Cartaxo, e com um acordo com o grupo majoritário do partido, capitaneado pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR).

O acordo incluiria uma solução negociada para João Pessoa e para Curitiba, cidade onde o partido também estava dividido entre ter candidatura própria ou fazer aliança. Lá, a tese principal previa o lançamento do deputado federal Zeca Dirceu como candidato. Mas Gleisi queria apoiar o também deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR). Só que esta última tese não tinha a maioria dos votos para passar. Isso teria sido resolvido com o acordo firmado com o grupo de Romênio Pereira, dirigente do partido e aliado de Ricardo e Cartaxo.

A contrapartida foi dada no caso de João Pessoa, votado logo depois de Curitiba. E tem ainda um bônus: a decisão da capital paraibana favorece Luciano Cartaxo, já que a escolha do pré-candidato se dará com base em pesquisa de opinião pública. Neste quesito, o parlamentar tem pontuado melhor que Cida Ramos. A perspectiva agora é que isso seja definido já no início do próximo mês.

O problema maior é que a decisão do PT, por si só, não aponta para a pacificação no grupo. Isso porque o partido compõe a Federação Brasil da Esperança, que tem ainda PCdoB e PV como membros. Só que estes dois últimos já anunciaram apoio à reeleição de Cícero Lucena. Pelas regras da federação, os três partidos não podem estar com um pé em cada canoa. A novela, por isso, tende a não ter fim.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave