O governador João Azevêdo (Cidadania) comemorou nesta segunda-feira (22) a marca alcançada pelo Estado, de segundo com o maior número de vacinados no Nordeste, o correspondente a 6,20% da população. Fica atrás apenas da Bahia, que tem 6,34%. Os dados foram divulgado no programa Fantástico, da Rede Globo, e foram publicadas pelo gestor nas redes sociais. Em todo o Brasil, o estado mais bem colocado é o Amazonas, que imunizou 9,17% da população do Estado.
O governador aproveitou o momento para dar um “puxão de orelha” nos prefeitos paraibanos que estão demorando para imunizar a população. Segundo ele, tem gestor que ainda não aplicou 50% das vacinas recebidas. A prova disso é que muitos deles ainda estão imunizando a parcela mais idosa da população. “Aplique essas vacinas, prefeito”, disse o governador, durante entrevista à Rádio Arapuan, em João Pessoa. O montante de vacinados, vale ressaltar, é bem pequeno se comparado com a necessidade. Representa pouco mais de 200 mil pessoas.
Na Capital, a prefeitura está vacinando as pessoas com mais de 65 anos. Em alguns dias, o número de imunizados em João Pessoa superou a marca de 5 mil. A situação no Estado é grave. Até o momento, 5.243 mortes foram registradas na Paraíba, provocadas pela Covid-19. Delas, 31 foram notificadas apenas neste domingo. Desde o início da pandemia, 246.382 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas neste domingo (21).
A ocupação de leitos de UTI em todo o estado é de 85%. Na região metropolitana de João Pessoa, 92% dos leitos de UTI para adultos estão ocupados. Em Campina Grande, o mesmo setor tem taxa de 68%. No Sertão, 98% dos leitos de UTI estão ocupados.