Executivo
Novela sobre candidatura ou não do PT de João Pessoa não deve ser resolvia hoje pela direção nacional
26/03/2024 08:16
Suetoni Souto Maior

Ainda não será desta vez que a novela sobre uma eventual candidatura do PT em João Pessoa terá um ponto final. De acordo com o apurado pelo blog, dificilmente o tema será enfrentado ainda nesta terça-feira (26) pela direção nacional do partido. O tema entrou em reunião ocorrida no dia 13 deste mês, quando houve decisão do presidente Lula (PT) de atenção especial em relação à capital paraibana, Recife, em Pernambuco, e Curitiba, no Paraná. Em nota, o coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) nacional da agremiação, Humberto Costa, anunciou o adiamento do debate sobre a situação paraibana.

Alheio a isso, o PT de João Pessoa tem votação prevista para o dia 7 de abril no processo interno para a escolha do pré-candidato. A deputada estadual Cida Ramos é a única inscrita. O deputado estadual e ex-prefeito Luciano Cartaxo desistiu de concorrer e o mesmo foi feito, em seguida, pelo militante Paulo do PT. Na reunião do dia 13, houve o indicativo de que seria discutida e resolvida a situação da capital paraibana nesta terça-feira. Ocorre que esta data também é reservada à situação das capitais de todos os outros estados da federação.

De acordo com o apurado pelo blog, por conta disso, devem ser priorizados os estados onde a definição já está pacificada. É a situação, por exemplo, de São Paulo, onde o partido marcha para o apoio ao deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) na capital daquele estado. Os casos de João Pessoa, Recife e Curitiba, portanto, devem ser analisados em outra oportunidade. Até pela multiplicidade de opções. Isso porque além da possibilidade de candidatura própria, há no partido quem defenda uma composição ainda no primeiro turno com o prefeito Cícero Lucena (PP).

O que pesa a favor disso é que as outras siglas da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, já aderiram a Cícero Lucena. A tendência, por isso, é que a definição saia de um entendimento do Partido dos Trabalhadores com as direções das outras agremiações.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave