Judiciário
Moraes vota para tornar Bolsonaro réu por trama golpista após derrota de 2022
26/03/2025 11:57

Suetoni Souto Maior

Alexandre de Moraes era um do alvos da trama golpista e deveria ser assassinado, de acordo com a PGR. Foto: Marcelo Camargo/ABr

O cerco se fecha contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ministro Alexandre de Moraes votou, nesta quarta-feira (26), para que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceite a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e transforme Bolsonaro e mais sete aliados em réus. A acusação? Integração no núcleo central da tentativa de golpe de 2022.

Para Moraes, não há dúvidas de que há materialidade e “indícios razoáveis” de que Bolsonaro comandou uma ofensiva contra o resultado das eleições presidenciais, depois de ser derrotado por Lula (PT). O ministro foi categórico ao rechaçar a defesa do ex-presidente, que alega não haver provas de intenção criminosa. “Os autos mostram o contrário”, afirmou.

Agora, o julgamento segue com os votos dos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Se a maioria acompanhar Moraes, Bolsonaro e seus aliados serão processados criminalmente por cinco crimes ligados à tentativa de golpe de Estado.

A denúncia da PGR descreve como Bolsonaro articulou o uso da máquina pública para difundir desinformação e atacar as instituições democráticas. Moraes destacou episódios como a reunião com embaixadores, na qual o ex-presidente questionou sem provas a segurança das urnas eletrônicas—movimento que já lhe custou a inelegibilidade no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Outro ponto levantado foi a reunião com ministros, onde foram discutidos cenários golpistas. Segundo Moraes, há provas de que Bolsonaro sabia da chamada “minuta do golpe”. “Se ele analisou e não quis [dar o golpe], se analisou e quis, isso será no juízo de culpabilidade. Mas não há dúvida de que ele tinha conhecimento da minuta”, frisou o ministro.

O ex-presidente e seus aliados aguardam o desfecho do julgamento, que pode levá-los à condição de réus em um dos processos mais emblemáticos da história recente do Brasil.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave