Dezenas de moradores da cidade de Olivedos, no Agreste paraibano, fizeram um protesto nesta segunda-feira (25) por causa da constante falta de água no município. Os manifestes alegam que alguns bairros sofrem com o desabastecimento há pelo menos três meses. Eles culpam a Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) pelo problema. “Olivedos quer água!”, bradavam os manifestantes durante o ato. Em pronunciamento de Lucílio Vieira, gerente regional da companhia, ele atribuiu o problema ao aumento do consumo e aos vazamentos registrados na Adutora do Cariri, que abastece a cidade.
O município é abastecido com água do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), levada por meio da Adutora do Cariri. Vieira diz que estão sendo feitas manobras para o atendimento de dez cidades. Isso quer dizer que elas não recebem água todos os dias. No caso de Olivedos, o município recebe do domingo até a quarta-feira. Além disso, a gerência local administra o fluxo para que todas as áreas da cidade sejam atendidas. A própria empresa, no entanto, admite que as partes mais altas nem sempre recebem água. São justamente estes os moradores que estão fazendo a manifestação.
Os moradores ocuparam as ruas da cidade e fizeram buzinaço. Um motoqueiro usou uma bacia de alumínio amarrada a uma moto para fazer barulho e chamar a atenção para o problema. Houve também sistema de som, com cobranças direcionadas ao governo do Estado e à Cagepa, para que o problema seja solucionado com maior brevidade. Os moradores lembram que o Açude de Boqueirão não enfrenta falta de água, porque é abastecido pela transposição.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni