Os eleitores da cidade de Monte Horebe, no Sertão, já sabem quem foram os vereadores eleitos para o complemento do mandato na cidade. Os titulares anteriores foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por fraude na cota de gênero na eleição de 2020. O relator do processo foi o juiz Ferreira Ramos Júnior. Os magistrados, ao analisarem o caso, entenderam que houve fraude à cota mínima de 30% do gênero prevista na legislação eleitoral. Além dos nove vereadores, três suplentes também foram alcançados pela pena.
Veja a lista dos eleitos neste domingo
Cabo Sula (MDB) 636 votos (reconduzido)
Júnior Guarita (MDB) 456 votos (reconduzido)
Mayara (MDB) 411 votos (reconduzido)
Jeferson de Zé Nilton (MDB) 225 votos
Torrado (Cidadania) 243 votos
Julhão (MDB) 202 votos (reconduzido)
Joaquim de Dedé (MDB) 133 votos
Pedro de Bebeu (MDB) 129 votos
Rudney (MDB) 98 votos
Eles serão empossados no cargo e vão substituir os parlamentares cassados. Os titulares afastados no meio do ano foram Edigley Cardoso Ferreira, Júlio Cézar Ferreira Braga, Márcio José Nogueira, Iranaldo Pereira de Sousa, Joaquim Leite De Brito, José Nilton Pereira Dantas, Agamoneo Dias Guarita Júnior, Valtiere Silva Barreiro, José Soares De Sousa, além das suplentes Iracy De Sousa Cavalcanti Ferreira, Maria Marinalva Cardoso Dias e Josefa Alice da Costa.
Ferreira Ramos explicou ao blog que a necessidade de novas eleições decorreu do fato de mais de 50% dos votos terem sido anulados. Não há paralelo na história das eleições no Brasil. Com isso, deve haver eleição para a substituição dos parlamentares atualmente no mandato. Todos devem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar evitar a execução da decisão. De acordo com a Justiça, as investigações apontaram que candidatas da legenda forjaram a própria participação na disputa para beneficiar os homens da chapa.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni