Executivo
Mersinho Lucena quer distribuição de Mounjaro pelo SUS para obesidade grau 3
15/04/2025 13:09

Suetoni Souto Maior

O deputado federal Mersinho Lucena (PP) apresentou um projeto de lei que propõe a criação de um programa nacional de assistência a pessoas com obesidade grau 3, com foco na reeducação alimentar e no uso de medicamentos como alternativa à cirurgia bariátrica.

A proposta prevê que o Sistema Único de Saúde (SUS) passe a oferecer gratuitamente o Mounjaro, medicamento cujo princípio ativo é a tirzepatida. O remédio foi aprovado pela Anvisa em 2023 para o tratamento do diabetes tipo 2, mas ainda não tem autorização para uso no combate à obesidade no Brasil.

Em entrevista à Rádio CBN, nesta terça-feira (15), Mersinho defendeu que o tratamento com o Mounjaro é menos invasivo e mais acessível para o SUS do que a cirurgia bariátrica. Segundo ele, o projeto foi elaborado após conversas com especialistas da área, como nutrólogos, psicólogos e nutricionistas.

“O custo para o SUS será menor, e o tratamento é menos danoso aos pacientes”, argumentou o parlamentar.

Ainda de acordo com o texto do projeto, os pacientes beneficiados pelo programa deverão ser acompanhados por equipe multiprofissional — com médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física —, com foco na mudança de hábitos e na reeducação alimentar.

A proposta ainda precisa ser analisada no Congresso Nacional. Caso seja aprovada, pode abrir caminho para o uso do medicamento como uma política pública de saúde no combate à obesidade grave.

Por: Beatriz Souto Maior

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave