O advogado Marcos Túlio foi o grande vitorioso da eleição para a escolha do novo presidente do Partido dos Trabalhadores, em João Pessoa. Ele obteve 1.323 votos, contra apenas 77 do atual dirigente, Antônio Barbosa, que tentava a reeleição. A derrota acachapante significou mais uma na lista do ex-governador Ricardo Coutinho, que apoiava a recondução de Barbosa. Túlio tinha apoio dos deputados estaduais Luciano Cartaxo e Cida Ramos. Ambos são pré-candidatos a prefeito da capital.
Entre as suas propostas para o comando do partido, Marcos Túlio colocou a busca pela candidatura própria da sigla e a reestruturação da sigla. Ele teve apoio no pleito, também, do atual presidente estadual do partido, Jackson Macedo, e do vereador de João Pessoa, Marcos Henriques. A discussão sobre candidatura própria ou não nas eleições do ano que vem é um dos grandes dilemas do partido na atualidade. A última empreitada bem-sucedida da sigla em uma disputa do gênero, na capital, foi em 2012.
De lá para cá, o partido amargou as últimas posições em todas as tentativas. Há uma corrente dentro do partido que defende a implementação de uma composição com o atual prefeito Cícero Lucena (PP) já no primeiro turno, apesar de também existir muita resistência interna à proposta. O conceito é o de que o grupo ajudaria a derrotar o bolsonarismo ainda no primeiro turno, segundo os cálculos de petistas.
Com a nova direção, a sigla agora vai se preparar para definir o caminho para as eleições do ano que vem.
Veja o placar da eleição:
Marcos Túlio – 1.323
Antônio Barbosa – 77
Branco – 30
Nulo – 9
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni