A fala preconceituosa usada pelo ex-coach Pablo Marçal (PRTB) para se referir à deputada federal Tabata Amaral (PTB), durante detabe entre os candidatos à prefeito de São Paulo, repercutiu muito mal nesta segunda-feira (30). Ao interpelar a oponente, ele desdenhou da postulante, alegando que “mulher não vota em mulher porque é inteligente”. Um ataque que não surpreende num país onde a violência política de gênero, apesar de ser considerada crime, é largamente praticada por homens que tentam escalar espaços de poder e se sentem ameaçados.
No caso da postulante paulista, ela reagiu aos ataques no debate promovido pelo jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL, mas com um tom abaixo.
“Pablo Marçal graças ao bom Deus não estará no segundo turno. Ele fala que não vai ter 2º turno, mas não vai ter pra ele, porque eu tive a coragem de desmascarar esse cara. Um cara condenado, que já foi preso. Que responde processo por lavagem de dinheiro e até processo de homicídio, onde ele é investigado. Ele não conhece a nossa capacidade e resiliência do povo de São Paulo. Só alguém tão alienado, tão narcisista e focado em si poderia dizer uma coisa dessa para as mulheres. Sabe qual a melhor resposta para figuras pequenas como ele? Eleger duas mulheres”, disse Tabata.
Mas é importante que se diga que este não foi o primeiro caso na relação entre os dois no debate. A postulante chegou a ser chamada anteriormente de “Chatábata”, por conta das acusações feitas contra Marçal. Entre relas, está o fato e ele ter sido condenado por golpes contra o sistema bancário.
Depois da frase, Marçal buscou contemporizar, mas sem aliviar na frase. “O que eu disse é que mulher inteligente não vota na Tabata. Se mulher votasse em mulher, a Tabata estaria em primeiro e não está. Ela tem que comer uns dois quilos de sal ainda, como diz o meu pai, pra ser prefeita de São Paulo”, declarou.
O que dizer? Episódios do gênero mostram o porquê do atraso político no qual nos encontramos.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni