Judiciário
Mais um blogueiro bolsonarista é preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes
03/09/2021 18:38
Suetoni Souto Maior
Wellington Macedo é um dos principais defensores do presidente Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

O blogueiro bolsonarista Wellington Macedo foi preso pela Polícia Federal na tarde desta sexta-feira (3). A ordem foi do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República. A PF não deu muitos detalhes sobre o caso. “A medida, cumprida em Brasília, tem o objetivo de aprofundar investigações em curso nos autos de inquérito que tramita naquela Corte”, diz o comunicado.

Macedo é investigado no Supremo em um inquérito que investiga a organização e o financiamento de atos contra as instituições e a democracia. Ele integral o rol de blogueiros acusados da disseminação de notícias falsas e ameaças a autoridades. Em junho de 2020, Moraes determinou a prisão de Oswaldo Eustáquio durante a investigação da organização e do financiamento de atos antidemocráticos na Esplanada dos Ministérios.

Segundo as investigações, à época, Oswaldo Eustáquio defendia de forma oblíqua uma ruptura institucional. Os investigadores citam por exemplo uma postagem em que ele afirma: “Esse Supremo Tribunal Federal… corrupto… corrupto, que que ele fez? [Está] mancomunado com o Rodrigo Maia. [….] Em 64 não houve golpe militar, foi um contragolpe… porque daqui a pouco as pessoas vão falar: Oswaldo, você é a favor de uma intervenção militar? Não, eu sou a favor de uma intervenção do povo”.

Mais recentemente foram presos o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) e o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson (RJ). Os dois foram acusados de envolvimento com o estímulo a atos antidemocráticos e ameaças ao Supremo. A investigação que resultou na prisão de Wellington Macedo é uma derivada do inquérito que apurou os atos antidemocráticos de 2020. Nela, o STF já autorizou a prisão do ex-deputado federal e atual presidente do PTB, Roberto Jefferson.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave