O presidente Lula (PT) autorizou o uso das Forças Armadas nas eleições deste ano, a exemplo do que ocorreu em pleitos anteriores. A liberação é para “a garantia da votação e apuração”. Agora, vale lembrar que o emprego não é indiscriminado para todas as cidades. É apenas para as localidades onde a insegurança for maior, de acordo com o entendimento da Justiça Eleitoral. Na Paraíba, por exemplo, houve o pedido para as cidades de Cabedelo, Bayeux e Fagundes.
As três cidades tiveram os pedidos referendados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A palavra final, no entanto, ficará a cargo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na medida autorizada por Lula, não consta o efetivo que será empregado na operação.
As solicitações são feitas, inicialmente, pelos juízes eleitorais das regiões que apontaram a existência de acirramento político nos casos de Fagundes e Cabedelo, além de uma “guerra de facções” em Bayeux e Cabedelo. Os pedidos tiveram pareceres favoráveis da Procuradoria Regional Eleitoral.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni
23/04/2025 08:28
23/04/2025 07:36