Legislativo
Levantamento mostra parlamentares da Paraíba entre estados que mais votam com governo Lula. Mato Grosso é o menos governista
24/07/2023 06:32
Suetoni Souto Maior
Lula durante a posse, ladeado por Arthur Lira e Rodrigo Pacheco. Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

Um levantamento realizado pelo jornal O Globo mostra a Paraíba no time de cima dos que mais votam com o governo do presidente Lula (PT). O estado ocupa a sexta posição entre as unidades da federação, com os nordestinos entre os mais vinculados à gestão petista. Ao todo, com base nas principais votações do primeiro semestre, 68% dos votos dados por parlamentares paraibanos foram favoráveis ao governo. O índice é parecido com a votação obtida pelo presidente na Paraíba, durante as eleições do ano passado, quando ele conquistou 66% dos votos válidos no segundo turno.

O estado mais governista é o Piauí, de onde vieram 85% dos votos no Congresso. Os parlamentares piauienses são seguidos pelos da Bahia (75%), Ceará (73%), Maranhão (71%), Amapá (69%), Paraíba (68%) e Pernambuco (66%). No ponto oposto estão os estados de Mato Grosso e Santa Catarina, que votaram majoritariamente contra o governo. Entre os mato-grossenses, 76% votaram com a oposição em matérias consideradas vitais, seguido dos catarinenses, com 73%. Nestes estados, a votação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi maior que a dada ao presidente Lula.

O levantamento considerou os resultados do plenário nas votações do Marco do Saneamento, Marco Temporal, MP dos Ministérios, Arcabouço Fiscal e Reforma Tributária. Além de Mato Grosso e Santa Catarina, apenas outras três unidades da Federação foram, na média, mais contrários às posições defendidas pelo governo Lula: Rondônia (71%), Distrito Federal (62%) e Rio Grande do Sul (53%). Em Goiás e no Rio Grande do Norte, as bancadas ficaram em um empate entre os oposicionistas e os governistas.

Goiás é comandado por um bolsonarista, Ronaldo Caiado (União), e Rio Grande do Norte por uma petista, Fátima Bezerra. Esta última, vale ressaltar, é paraibana, mas fez carreira profissional e política no Estao vizinho.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave