Judiciário
Justiça suspende concurso da Polícia Civil e determina mudança em edital
04/03/2022 08:21
Suetoni Souto Maior
Justiça determinou que haja retificação no edital do certame relacionada à área médica. Foto: Divulgação/PC

Uma decisão liminar da 4ª Vara da Fazenda Pública da capital determinou, nesta quinta-feira (3), a suspensão do concurso público da Polícia Civil da Paraíba. A parte atingida pela medida é a relacionada aos cargos de Perito Oficial Médico-Legal Especialista: Psiquiatria e Patologia. Ao todo, 50 vagas estavam sendo ofertadas no certame. A juíza Luciana Celle Gomes de Morais Rodrigues acatou, na decisão, a pedido formulado pelo Sindicato dos Médicos da Paraíba e pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

As entidades pediram a adequação das vagas do concurso público da Polícia Civil para os cargos de Perito Oficial Médico-Legal. Na ação civil pública, o Simed questionou o fato de o edital dividir as duas áreas. A alegação é a de que em certames anteriores não havia subdivisão. Na ação, de novembro de 2021, o sindicato defende que o concurso respeite a Lei Orgânica e Estatuto da Polícia Civil (Lei Complementar n° 85/2008), que não traz essa divisão diferenciando o Perito Oficial Médico-Legal Geral do Perito Oficial Médico-Legal especialista em Psiquiatria e Patologia.

A entidade informa que os artigos 250 e 251 da referida lei estabelece como única condição para ocupação do cargo a formação em nível superior em Medicina. Isso impediria que edital criasse cargo específico que exija título de especialista como requisito adicional para a posse. A juíza, ao analisar o caso, entendeu que o edital do concurso faz subdivisão de vagas de maneira equivocada. “É preciso ter-se em mente que a norma editalícia deve se pautar em conformidade com a legislação atinente ao caso, sobretudo no que diz respeito aos requisitos exigidos para preenchimento dos cargos”, disse a magistrada na decisão.

O concurso da Polícia Civil da Paraíba teve as provas aplicadas entre os dias 13 e 20 de fevereiro deste ano. Ao todo, foram oferecidas 1.400 vagas para nível superior para diversos cargos. Foram 95.424 inscritos no certame.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave