Judiciário
Justiça multa Ruy Carneiro e manda deputado apagar das redes sociais postagens contra Cícero Lucena
19/02/2024 19:43
Suetoni Souto Maior
Ruy Carneiro é virtual candidato a prefeito de João Pessoa. Foto: Divulgação

O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) terá que apagar das redes sociais postagens negativas contra o prefeito Cícero Lucena (PP). A determinação é do juiz Adilson Fabrício Gomes Filho, da 1ª Zona Eleitoral de João Pessoa. O magistrado entendeu que houve propaganda eleitoral antecipada em postagem do parlamentar nas redes sociais na qual ele defendia a “eliminação” do atual prefeito, em alusão ao quadro “paredão”, do programa televisivo Big Brother Brasil, da Rede Globo. O deputado também terá que pagar multa de R$ 10 mil por causa das “ofensas”.

Esta é a segunda decisão sobre o assunto. No dia 17 de janeiro, a juíza Silvanna Pires Brasil Gouveia Cavalcanti determinou, liminarmente, a retirada do conteúdo pelos mesmos motivos. Assim como agora, no exame do mérito, a magistrada entendeu que “a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 15 de agosto do ano da eleição”. Em análise do caso, Fabrício manteve a decisão liminar e impôs a multa contra o deputado.

“Nos autos, tenho que a postagem impugnada – a qual, diga-se, não teve sua existência e sua autoria negadas pelo representado – caracteriza propaganda eleitoral antecipada negativa. Destarte, não se sustenta a argumentação do representado de que a publicação objurgada consiste somente em comentários acerca da atual administração municipal, não configurando propaganda eleitoral negativa”, disse o magistrado na decisão.

Confira abaixo a íntegra da decisão:


Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave