Executivo
João Pessoa terá primeira eleição sem mulheres na cabeça de chapa em 28 anos
04/08/2024 10:58
Suetoni Souto Maior
Apenas 11 candidatos vão usar nome social na urna. Foto: Divulgação

As discussões sobre maior participação feminina na política vêm numa crescente no país, porém, com efeito ainda limitado em João Pessoa. A cidade, neste ano, terá três candidatas a vice-prefeita, mas nenhuma encabeçando a chapa. O quadro é distinto do vivido nos últimos 28 anos, período em que sempre houve representação feminina no topo. Algumas delas com destaque entre os principais players das respectivas campanhas. Em 1998, Lúcia Braga (já falecida), disputando pelo PDT, foi para o segundo turno com o atual prefeito Cícero Lucena, hoje no PP.

Para as eleições deste ano, teremos Amanda Rodrigues (PT), como vice de Luciano Cartaxo, do mesmo partido; Amanda CSI (MDB), como vice de Ruy Carneiro (Podemos), e Josiane Soares (UP), vice de Yuri Ezequiel, do mesmo partido. Quem chegou mais perto de mudar este cenário foi a deputada estadual Cida Ramos (PT), que acabou sendo preterida pelo Partido dos Trabalhadores na reta final da escolha do candidato do partido.

Veja a história das disputas femininas na capital:

2020

Edilma Freire (PV) – 43
Rama Dantas (PSTU) – 16

2016
Cida Ramos (PSB)

2012
Estela Bezerra (PSB)
Lourdes Sarmento (PCO)

2008
Lourdes Sarmento (PCO)

2004
Lourdes Sarmento (PCO)

2000
Lourdes Sarmento (PCO)

1996
Lúcia Braga (PDT)
Lourdes Sarmento (PCO)
Nadja Palitot (PSB)

A escolha das vices, neste ano, também contou com um ingrediente importante para os cabeças de chapa. No caso de Luciano Cartaxo, a presença de Amanda Rodrigues na composição atrai a militância petista mais fiel às bandeiras de esquerda e ao ex-governador Ricardo Coutinho (PT). Este grupo é o que ele perdeu ao mudar de partido em 2015, no auge da operação Lava Jato. Já Amanda CSI agrega para Ruy Carneiro uma agenda ligada à defesa da mulher e, sobretudo, uma militância fiel nas redes sociais.

No caso de Josiane Soares, ela se comunica bem com o eleitorado de esquerda do partido, o que será útil na caminhada de Yuri Ezequiel. É importante lembrar que haverá a chance, nas eleições deste ano, também, para reverter a baixa participação feminina na Câmara de João Pessoa. Apenas Eliza Virgínia (PP) saiu das urnas, no pleito passado, contemplada como titular de mandato.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave