Partidos do campo progressista, movimentos sociais e centrais sindicais promovem, nesta segunda-feira (8), um ato na Lagoa do Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, para lembrar a vitória da democracia contra a tentativa de golpe ocorrida nesta mesma data, ano passado. O movimento faz parte de uma programação nacional, com atos idênticos previstos para Brasília e outras capitais pelo Brasil afora. No convite, os organizadores dizem que o “8 de janeiro será o dia de reafirmamos a nossa democracia e a luta contra a tentativa de golpe neofascista”.
Nesta data, no ano passado, uma semana após a posse do presidente Lula (PT), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram a Praça dos Três Poderes, na capital federal, e provocaram destruição nas sedes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional. Para enfrentar o problema, o presidente Lula decretou intervenção na segurança do Distrito Federal e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o afastamento do governador, Ibaneis Rocha (MDB).
O secretário de Segurança do Governo do Distrito Federal, Anderson Torres, estava no exterior e foi preso ao retornar ao país. Foram mais de 1.500 prisões determinadas pelo Supremo contra suspeitos de participação no ato ou incitação a golpe de estado. Em Brasília, nesta segunda, o ato contará com a presença do presidente da República, ministros do Supremo e membros do Congresso. O mote do evento convocado por Lula é “Democracia Inabalada”, o mesmo usado pelo STF.
No caso de João Pessoa, os partidos envolvidos com a organização do evento são PT, PSB, PCdoB, PV, Rede, Psol e PDT. Estão sendo programadas apresentações culturais e discursos.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni