Executivo
João Pessoa: Cícero reúne TCU, CGU e TCE no lançamento de serviço para dar mais transparência à gestão
14/03/2022 14:27
Suetoni Souto Maior
Cícero Lucena autorizou a antecipação dos salários em uma semana. Foto: Divulgação/Secom-JP

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), apresentou nesta segunda-feira (4) o Projeto Farol – Plano de Integridade, Compliance e Governabilidade de João Pessoa. O evento, ocorrido no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa, contou com a participação de representantes dos Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado (TCE), além da Controladoria-Geral da União (CGU). A proposta visa a ampliação das ferramentas de transparência dos investimentos dos recursos públicos na capital paraibana.

Lucena apresentou o projeto classificando-o como modelo de transparência, de modernidade, de compromisso e respeito com o dinheiro público. A iniciativa, reforçou o gestor, é a primeira do gênero no Nordeste. “Tenho certeza que estamos no caminho certo com compromisso e responsabilidade. Além de buscar eficiência, temos que ter modelo de transparência e modernidade para lidar com o dinheiro público. Criamos a secretaria já no ano passado. Somos os primeiros a tirar do papel e levar para a prática, e isso vai nos possibilitar fazer mais e melhor pela cidade”, afirmou.

O evento contou com a presença do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU). Da CGU, esteve presente o superintendente do órgão, na Paraíba, Severino Queiroz. Do TCE, estiveram na mesa o presidente do órgão, Fernando Catão, e o conselheiro Fábio Nogueira. Na ocasião, o prefeito assinou uma carta de compromisso com as diretrizes do projeto. A iniciativa visa melhorias na transparência, avaliação de riscos e na tomada de decisões baseadas no conhecimento técnico.

Membros da Secretaria Municipal da Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção (SEIG) também fazem parte da Rede de Governança Brasil, da qual o ministro Augusto Nardes é embaixador. Em discurso, ele destacou o fato de estar liderando esse programa em todo o Brasil há dez anos. “A governança é a melhor forma de combate à corrupção. Estou vendo que o prefeito Cícero quer implantar essa proposta e venho para conplementar esse trabalho que poderá transformar João Pessoa em um exemplo para o Brasil”, afirmou. Na ocasião, ele apresentou a palestra “Governança Pública: o Desafio do Brasil”.

O secretário Kleber Marques, da SEIG, destacou a importância do projeto como um plano de integridade que fomenta a prática da excelência na administração. “Nossa intenção é promover uma cartilha de boas práticas de combate à corrupção e de governança que o Tribunal de contas da União tanto recomenda”, afirmou.

Ainda estiveram presentes o superintendente regional da Controladoria Geral da União, Severino Queiroz, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Fernando Catão, o conselheiro do TCE-PB Fábio Nogueira, o vereador Bruno Farias e o controlador-geral do Município, Diego Cavalcanti.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave