Executivo
João Azevêdo faz périplo por ministérios, assegura meio bilhão de reais para rodovias e tenta emplacar aeroportos
27/01/2023 06:46
Suetoni Souto Maior
João Azevêdo é recebido pelo ministro Renan Filho, em Brasília. Foto: Divulgação/Secom-JP

O governador João Azevêdo (PSB) tem feito valer a condição do aliado do presidente Lula (PT) e buscado a construção de agendas positivas em Brasília. Nesta quinta-feira (26), ele esteve com os ministros dos Transportes, Renan Filho (MDB), e dos Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB). Nos dois casos, conseguiu assegurar recursos ou promessas de investimentos em projetos para o Estado. O melhor resultado veio da primeira agenda, com a garantia de R$ 500 milhões para investimentos no Estado, em obras viárias.

Dentre as pautas discutidas pelo gestor estadual com Renan Filho estiveram as obras dos Arcos Metropolitanos da Grande João Pessoa e de Campina Grande e a continuidade da triplicação da BR-230, nos trechos de Cabedelo às Três Lagoas. Também foram assegurados R$ 180 milhões em manutenção e recuperação da malha rodoviária federal em todo o território paraibano.“Saio daqui muito feliz por termos verdadeiramente restabelecido as relações institucionais que o o estado precisa ter com os Ministérios que integram o governo do presidente Lula”, avaliou João Azevêdo.

De acordo com o governador, o ministro dos Transportes assegurou o andamento das obras de triplicação da BR-230, que contempla a Região Metropolitana de João Pessoa. “Tivemos a oportunidade de garantir a continuidade das obras de triplicação da BR-230, do trecho de Cabedelo às Três Lagoas, parte será realizada pelo Exército e outra parte será feita uma licitação para que as obras sejam concluídas”, explicou.

Logo depois, ele teve audiência com Márcio França, que é colega de partido. Na ocasião, João Azevêdo solicitou o início da construção do aeroporto de Patos e a viabilização junto às empresas aéreas (Azul e Gol) de voo regular para a cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, possivelmente, saindo de João Pessoa e Campina Grande. As duas pautas fazem parte de reivindicações antigas do Estado.

O ministro Márcio França se comprometeu em agilizar os dois pleitos e planejou uma agenda futura para conhecer os dois municípios paraibanos, a fim de dar ordem de serviço para as obras em Patos e levar até Cajazeiras um representante de uma empresa que possa viabilizar este sonho antigo da população sertaneja.

Ainda em Brasília, João Azevêdo se reuniu com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, oportunidade em que discutiu a possibilidade de revisão do pré-acordo de operação comercial do Projeto de Integração do São Francisco (Pisf). Ele destacou a importância de garantir a sustentabilidade do sistema e solicitou o destravamento de recursos para as obras de recuperação da barragem de Engenheiro Avidos e do Ramal Piancó.

Os governadores Elmano de Freitas (Ceará), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Raquel Lyra (Pernambuco), cujos estados também são beneficiados com as águas da transposição, participaram da reunião.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave