Executivo
João Azevêdo fala em impulso da nova indústria durante reunião do Consórcio Nordeste
01/12/2025 19:47

Suetoni Souto Maior

João Azevêdo fala da nova indústria no Nordeste. Foto: Divulgação/Secom-PB

O Consórcio Nordeste anunciou, durante a Assembleia Geral em Teresina (PI), que a Chamada Pública de Projetos para a Nova Indústria superou as expectativas, com a aprovação de 189 propostas que totalizam R$ 113,1 bilhões em investimentos potenciais — valor 13 vezes maior do que o inicialmente previsto. O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou a nova fase nas relações institucionais com o governo federal e o avanço em projetos tecnológicos no Nordeste, mostrando o potencial da região.

“O Consórcio Nordeste tem trazido para a região uma nova etapa nas relações institucionais, principalmente com o governo federal; uma prova disso é o avanço em projetos tecnológicos em desenvolvimento nos nove estados nordestinos. Essa nova etapa de projetos aprovados e financiados, mostra a potência do Nordeste e da Paraíba”, complementou.

A Chamada Nordeste da Nova Indústria Brasil (NIB) é resultado de uma ação conjunta e inédita de fomento, construída entre os bancos públicos federais – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (Caixa), Banco do Nordeste (BNB) – e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com apoio técnico da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).

O presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Rafael Fonteles, afirmou que o volume de recursos aprovados demonstra a competitividade e a capacidade técnica da região, especialmente em setores como transição energética e Power Shore. O governador de Alagoas, Paulo Dantas, frisou a importância de transformar os projetos aprovados em plantas industriais produtivas para gerar empregos e fortalecer a economia regional.

A Chamada Pública também contou com a mobilização inédita de governos estaduais, empresas, universidades e instituições financeiras, com destaque para o apoio às micro, pequenas e médias empresas, que representam 74% das propostas aprovadas. O superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, destacou que o resultado recoloca o Nordeste no centro das estratégias de desenvolvimento nacional.

O Consórcio Nordeste se firma como um ator estratégico para o desenvolvimento industrial e sustentável do Brasil.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave