Executivo
João Azevêdo espera definir nome do senador na chapa até a semana que vem
12/05/2022 07:39
Suetoni Souto Maior
João Azevêdo e Aguinaldo Ribeiro durante encontro. Foto: Divulgação

O governador João Azevêdo (PSB) tem programado para a semana que vem o anúncio de quem será o candidato a senador da chapa encabeçada por ele. A missão para a escolha não tem sido fácil, segundo o admitido por ele mesmo. “Numa articulação destas, você mexe uma peça no tabuleiro e os outros fazem o mesmo, porque ninguém joga parado quando se fala em eleição”, observou o gestor em conversa com o blog durante a posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na última terça-feira (10). A grande dificuldade é a escolha de um nome e trabalhar a unidade em torno dele.

O nome preferido pelo staff de João é o do senador Aguinaldo Ribeiro (PP). O parlamentar chega com o combo de ter juntado em torno de si os partidos PP, PSD, SD e Avante. Além disso, tem o apoio incondicional do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), aliado de primeira hora do governador. O ponto negativo está na relação com o Republicanos, a sigla que mais se potencializou durante a janela para a transferência de partidos. A legenda havia optado, anteriormente, pelo apoio ao deputado federal Efraim Filho (União Brasil). O inconveniente neste caso é que o postulante apoia Pedro Cunha Lima (PSDB) para o governo.

O nó no Republicanos é um só: eles aceitariam largar Efraim Filho e abraçar Aguinaldo Ribeiro, mas cobram uma contrapartida para isso. Querem que o parlamentar “divida” o espólio político dele. A equação não é simples e vai exigir muita energia do governador. Por outro lado, corre nos bastidores a informação de que o parlamentar pode desistir do Senado e se dedicar à reeleição, caso o processo não avance com segurança. Essa tese é negada por pessoas próximas. Eles asseguram que Aguinaldo vai para a disputa de garantem que o lançamento da candidatura está próxima.

O que há de fato nessa história é que ninguém está jogando parado e o governador, com a caneta, precisa agir rápido para evitar mais rupturas na base.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave