Executivo
João Azevêdo diz que programas sociais mantidos por Cícero Lucena têm grande convergência com a esquerda
22/05/2023 13:45
Suetoni Souto Maior
Cícero Lucena, João Azevêdo e Léo Bezerra durante visita a obras. Foto: Divulgação

O governador João Azevêdo (PSB) disse nesta segunda-feira (22) que não haverá exigência de mudança de partido para que Cícero Lucena (PP) tenha o apoio dele nas eleições do ano que vem. A opinião foi expressada em meio a perguntas da imprensa sobre provável movimento do progressista para uma sigla alinhada nacionalmente com o presidente Lula (PT). A visão do socialista é a de que o prefeito tem dado grande importância a programas sociais que têm consonância com as ideias do PSB e do próprio Partido dos Trabalhadores.

As especulações sobre a saída de Cícero do PP surgiram depois de um “namoro” de integrantes do PDT com uma possível filiação do prefeito. As contas de aliados simpáticos à migração eram de que, com isso, ele poderia ter o apoio do PT de Lula na capital. a sigla, no Estado, está dividida sobre a possibilidade de candidatura própria e o apoio antecipado a Cícero. O presidente estadual da sigla, Jackson Macedo, entende que o melhor seria uma aliança com progressista ainda no primeiro turno. Isso para confrontar a candidatura de algum nome bancado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A previsão é que a eleição do ano que vem siga a mesma polarização vista no pleito presidencial, com um nome convergindo para a esquerda e outro da direita à extrema-direita. Os defensores desta tese acreditam que termos uma candidatura alinhada com Lula e outra com Bolsonaro. Os petistas que são contra esta tese acreditam que poderão trilhar com uma candidatura puramente de esquerda e furar a polarização. Já se lançaram como potenciais candidatos da sigla petista a prefeito nomes como o deputado estadual Luciano Cartaxo e a deputada Cida Ramos.

O entendimento do governador João Azevêdo, no entanto, é de manter a aliança com o PP. Ele defende a permanência de Léo Bezerra, do PSB, no espaço de vice na chapa que disputará a reeleição no ano que vem. Os acertos, pelo jeito, andam bem acelerados.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave