O governador João Azevêdo (PSB) usou o programa semanal Conversa com o Governador, transmitido em cadeia de rádio para todo o Estado, para anunciar 2.380 vagas de concurso para a administração estadual. Os cargos estão disponíveis para várias áreas da administração estadual, desde funções de nível superior, até as de nível técnico. O anúncio foi feito logo depois da solenidade realizada no Espaço Cultural para a entrega de equipamentos e laboratórios de ciências para escolas da rede estadual das 14 Gerências Regionais de Ensino, com investimento de R$ 170 milhões (veja mais informações abaixo).
Sobre os concursos, o maior número de vagas será disponibilizado para a Educação. O gestor explicou que o Diário Oficial do Estado desta terça-feira (16) já trará um edital para a contratação de profissionais para atuar nas escolas técnicas. Este grupo integrará o cadastro de reserva e será chamado de acordo com a necessidade das especialidades desejadas. Eles vão atuar nas escolas técnicas em programa que será priorizado pelo governo do Estado. A seleção será feita através, inicialmente, de análise curricular e, depois, por meio de uma aula didática de acordo com o cronograma de chamamento.
O governador disse ainda que autorizou a contratação de banca de concursos para a realização de seleção para professores. Ao todo, serão 1.000 vagas disponibilizadas. Outra novidade é a seleção para a Secretaria de Estado da Cultura. Ele lembrou que a área sempre foi negligenciada, mas que agora precisa de atenção por causa dos museus que estão sendo criados para a preservação da memória paraibana. Serão oferecidas 33 vagas para as áreas como gestão cultural, antropólogo, arqueólogo, museólogo e paleontólogo.
Outro concurso que será realizado é o que destina 900 vagas para a Polícia Militar. Também foi autorizada a realização de concurso para a contratação de 200 soldados para o Corpo de Bombeiros Militar.
O governador também anunciou a criação de 100 vagas de nível superior para o cargo de engenheiro civil, 10 para engenheiros ambientais, 10 para engenheiros eletricistas, 10 para engenheiros da computação, 25 para engenheiros agrônomos, 20 para arquitetos e 10 para geógrafos.
Para o nível médio, estão sendo abertas 50 vagas para técnicos em edificações. Além destas oportunidades, o governador lembrou que foi autorizada a realização de concurso para a contratação de 12 auditores de controle interno.
Equipamentos entregues
Os equipamentos e materiais que serão entregues foram adquiridos com recursos do Tesouro do Estado e do Fundo do Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Na ocasião, o chefe do Executivo também fará uma entrega de 3.798 notebooks para os professores da rede estadual, por meio do Programa Paulo Freire – Conectando Saberes.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni