A novela do PT sobre como vai participar das eleições municipais deste ano em João Pessoa tem afetado não apenas pretensos candidatos ao Executivo. Ela tem trazido aflição, também, aos postulantes a uma vaga na Câmara Municipal. E não apenas para os petistas. É bom lembrar que os partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança, composta também por PV e PCdoB, seguem no mesmo barco, já que vão depender de decisão nacional para ajustar o curso para a disputa.
O quadro atual é mais ou menos o seguinte: dois nomes do PT brigam pela indicação para a disputa da prefeitura. A lista inclui os deputados estaduais Cida Ramos e Luciano Cartaxo. Em outro norte, parte significativa do partido aposta em uma composição com o prefeito Cícero Lucena (PP), que deve disputar a reeleição. O progressistas também conta com o apoio do governador João Azevêdo (PSB), histórico aliado da legenda petista.
Daí, surge outra complicação. A indefinição tem trazido aflição aos detentores de mandato na Câmara de João Pessoa, tanto do PT quanto do PV. O vereador petista Marcos Henriques tem expressado isso em entrevistas no dia a dia. Ele tem defendido candidatura própria, mas se mostra preocupado principalmente com indefinição. No mesmo barco, apesar de não terem verbalizado isso publicamente, estão os vereadores Bosquinho e Emano Santos, ambos do PV.
A questão é que PT, PV e PCdoB constituíram uma federação nas eleições de 2022 e, por isso, funcionarão como um único partido nas disputas eleitorais até o pleito de 2026, quando poderão renovar ou não a aliança. O fato é que isso coloca todos eles no mesmo barco para o pleito deste ano. PV e PCdoB já anunciaram apoio a Cícero e o PT mantém um pé em cada canoa, sem definir um um curso objetivo.
Na última reunião do partido, nesta semana, a situação de João Pessoa foi tirada de pauta, o que aumentou a angústia entre os militantes paraibanos. Se o partido decidir seguir Cícero, a fatura estará liquidada. Se optar por uma candidatura própria, caberá à Federação Brasil da Esperança dar a última palavra. Lembrando que o agrupamento é comandado, atualmente, por Luciana Santos (PCdoB), ministra da Ciência e Tecnologia. Apesar de o PT ter maioria no grupo, uma decisão final precisará de muita negociação.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni
23/04/2025 08:28
23/04/2025 07:36