A Paraíba ganhou destaque nos dados relacionados ao saneamento básico nos municípios revelados, nesta sexta-feira (23), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mas o destaque não é bom. A relação dos 10 municípios brasileiros com abastecimento de água inadequado possui oito cidades paraibanas. O município de Santa Cecília lidera o ranking nacional com 99,5% de precariedade no sistema, seguido por Baraúna, também da Paraíba, com 99,2%, e Marcolândia, do Piauí, com 99,1%. A lista dos piores inclui ainda Algodão de Jandaíra, Gado Bravo, Sossêgo, Damião, Alcantil e Riacho de Santo Antônio.
O quadro coloca a Paraíba como o estado com mais problemas de abastecimento no país. Sem uma rede de abastecimento estruturada, a população só conta com os caminhões-pipa para suprir sua necessidade básica. O quadro é diferente do vivido nas regiões Sudeste e Sul. Vêm de lá os melhores exemplos de eficiência no abastecimento da população. De acordo com o levantamento, 739 dos 5.570 municípios do país possuem um sistema de abastecimento adequado, que contemple 100% de sua população. Desses, 234 são do estado de São Paulo.
No ano da realização da pesquisa, o Brasil ainda registrava o equivalente a 49 milhões de habitantes sem atendimento adequado de esgotamento sanitário e 4,8 milhões de pessoas sem água encanada, apesar do crescimento desses serviços nas últimas décadas. Em relação à rede de esgoto, apenas cinco municípios possuem 100% das casas contempladas, segundo o IBGE: as paulistas Águas de São Pedro, Avanhandava e São Caetano do Sul, a gaúcha Presidente Lucena e a goiana Anhanguera.
Se apenas cinco municípios possuem uma rede ideal de esgoto, o país também possui dois que não possuem rede alguma: Juarina, em Tocantins, e Júlio Borges, mo Piauí. Nesses locais, todo o esgoto produzido pela população vai para rios ou valas abertas. Esses dados, principalmente os relacionados à paraíba, pertencem a uma lógica de prioridades que precisa ser mudada.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni
16/04/2025 12:24
16/04/2025 08:01