A pressão bolsonarista tem batido de forma insistente na porta de Hugo Motta (Republicanos-PB) para viabilizar a urgência na análise da proposta de anistia aos envolvidos no quebra-quebra de 8 de janeiro de 2023. Mas o presidente da Câmara já avisou: não vai pautar o projeto na base do grito. Em mensagem nas redes sociais nesta segunda (15), ele mandou o recado com todas as letras: decisão assim, só com aval do colégio de líderes. Nada de voluntarismo.
A declaração veio na esteira do movimento da oposição, que protocolou pedido de urgência para votar direto em plenário o projeto que perdoa os envolvidos nos ataques. O requerimento veio turbinado com 262 assinaturas — cinco a mais do que o necessário. E, para surpresa (ou não), 146 dessas rubricas são de partidos que hoje ocupam cargos no governo Lula.
Mas calma. A votação não tem data. O Congresso está em modo home office nesta semana por causa do feriado da Páscoa. E Motta? Está fora do país. Volta só no dia 22. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), aposta que o tema vai entrar na próxima reunião de líderes, agendada para o dia 24.
Enquanto isso, o Planalto se movimenta nos bastidores para conter o avanço. A estratégia é clara: pedir a presidentes e líderes de partidos aliados que convençam seus deputados a retirarem assinaturas do requerimento. Ou seja, contra-atacar com articulação.
Quem também está jogando pesado é Jair Bolsonaro (PL), apesar do quadro clínico. O ex-presidente tem atuado como cabo eleitoral da anistia. Semana passada, reuniu-se com Motta e, no domingo, mandou mensagem a aliados — direto do hospital, pouco antes de passar por uma cirurgia — pedindo empenho para aprovar a proposta.
Mas Motta parece seguir um roteiro diferente. Em vez de acelerar a votação, tenta costurar um acordo mais amplo com Congresso, Supremo e Planalto. A ideia? Rever a dosimetria das penas aplicadas aos condenados pelos atos do 8 de Janeiro — sem necessariamente passar por uma anistia geral.
Ou seja: a novela está longe de acabar. E o roteiro ainda pode mudar bastante até o próximo capítulo.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni
22/04/2025 09:04
18/04/2025 09:44
17/04/2025 16:56